7 de ago. de 2010

Banjo Kazooie

No inicio da história Gruntilda, a bruxa vilã da história, captura Tooty a irmã bonitinha de Banjo, ela planeja roubar sua beleza. Bottles que estava por perto viu tudo e Kazooie, a ave que anda na mochila de Banjo, ouviu seu pedido de ajuda e acorda Banjo.
No controle de Banjo saia pela cerca e encontre Bottles, ele explicará o que aconteceu e pergunta se precisa de ajuda com comandos básicos, aperte A (ou botão equivalente se estiver usando o emulador) para dizer que sim. Explore a área e aperte B nas tocas de toupeira (parecem um formigueiro), Bottles aparecerá e explicará os comandos.
Siga pela esquerda e fale com Bottles para aprender a câmera, depois perto dos troncos de árvores cortados fale com Bottles para aprender a pular, A pula uma vez, A em pleno ar dá o segundo pulo com a ajuda de Kazooie, e Z+A dá um pulo maior com a ajuda de Kazooie. Use esses comandos para pegar o Favo de Mel sobre o Tronco maior.
Continue pela esquerda e fale com Bottles para aprender a nadar. Pule na água e aperte B para afundar, quando estiver sob a água aperte A para nadar lento e preciso, ou B para Kazooie usar suas asas dando um pulso bem mais rápido e impreciso. Use esses comandos para pegar outro Favo num buraco no pilar central sob a água.
Agora veja as plataformas perto da cachoeira, siga pulando por elas até pegar mais um Favo. Atrás da cachoeira tem uma vida.
Agora desça e vá para o outro lado do rio, fale com Bottles perto de uma árvore e ele te ensinará a escalar, é só pular na árvore e usar o direcional para subir e desce. Sobre a árvore do outro lado do rio há outro Favo.
Agora continue o caminho e procure Bottles em uma área rochosa, fale com ele para aprender o Beak Barge, é com um ataque poderoso para quebrar coisas. Segure Z e aperte B para deferir o golpe. Destrua todas as pedras com isso para ganhar mais um Favo.
Agora suba o morro e fale com Bottles para aprender a atacar. Aperte B para ataques simples, aperte B correndo para girar em cima de seus inimigos (é o ataque mais útil) e por último pule e aperte B para Kazooie bicar os inimigos que estiverem voando. Mate todos os inimigos para ganhar o último Favo de Mel dessa área. Repare que ao completar seis, seu life cresceu, é assim durante o jogo.
Agora suba a montanha em espiral e fale com Bottles de novo.

Gruntilda's Lair

Entre no covil de Gruntilda, suba nas plataformas a esquerda para pegar a primeira Jigsaw, ela é uma peça de quebra-cabeça, para acessar as fases você precisará delas. Continue pela direita e procure um quadro com uma peça faltando, há uma plataforma em forma de Jigsaw em frente a ele, suba nela e aperte A para usar a Jigsaw e completar o quebra-cabeça (essa como era a primeira fase só precisava de uma, mas as próximas precisarão de mais que isso). A fase se abrirá, entre nela.

Mumbo's Mountain

Bem cada fase contém 10 Jigsaws 100 Notas Musicais, 2 Favos de Mel e uma Foto da Gruntilda onde você usa o Beak Buster (habilidade que aprenderá nessa fase) para ativar uma Jigsaw fora da fase, em Gruntilda's Lair. Em algumas fases também há novas habilidades. As Jigsaws servem para abrir as fases, as Notas para abrir as Note Doors, e os Favos de Mel para aumentar o seu life máximo. Eu falarei onde encontrar as Jigsaws, os Favos, as Fotos de Gruntilda e as habilidades. Não há necessidade de falar as notas, pois são muitas e não estão escondidas, mas é bom você fazer o possível para pegar as 100 em cada fase, pois isso vai poupar o trabalho de voltar às fases se não tiver notas suficientes para abrir a Note Door. Uma vez que tiver acabado, ou quiser sair da fase volte para onde você começou e pise no bloco com a foto de Banjo e Kazooie.

Jigsaw
1 - Perto das ruínas, perto de onde você aprendeu o Talon Trot.
2 - No olho da casa de Mumbo.
3 - Quebrando todas as cabanas perto da casa de Mumbo com o Beak Buster
4 - Em uma plataforma descendo pela montanha perto da casa de Mumbo.
5 - Faça o Gorila Conga acertar todos os botões no chão com os cocos que ele atira em você.
6 - Suba na árvore do Gorila Conga e pegue uma laranja, entregue-a para o macaquinho que fica perto, uma plataforma se erguerá e a Jigsaw está lá.
7 - Derrote o Conga acertando alguns ovos nele (há uma plataforma perto de onde você aprendeu o Egg Shoot que fica de frente para ele, mas cuidado com seus ataques).
8 - Ache os cinco Tokens de Mumbo (eles não estão escondidos, é só procurar que você achar) e entre na casa de Mumbo, suba na caveira e aperte B. Mumbo vai te transformar em uma formiga. Saia e vá e entre no formigueiro, como a formiga não escorrega nem em uma plataforma íngrime você pode subir nas plataformas até a saída perto do topo, entre e suba a rampa, ela está no topo.
9 - Depois de pegar o Favo nos totens, acerte um ovo na boca do último.
10 - Salve todos os Jinjos, Laranja - nas ruínas perto de onde você aprendeu o Talon Trot; Amarelo - em uma plataforma descendo a montanha de onde você aprendeu o Talon Trot; Verde - quebrando uma das cabanas perto da casa de Mumbo; Roxo em uma plataforma perto do inicio da fase. Azul - em uma plataforma perto da ponte.

Favos de Mel
1 - Acerte um ovo na boca de três dos quatro totens que ficam girando perto da casa de Mumbo, suba no último e pule para pegar o Favo.
2 - Depois de virar formiga desça a montanha perto do formigueiro, há uma caverna lá e dentro está o favo (tem que ser como formiga porque mesmo com o Talon Trot, Kazooie ainda escorrega).

Habilidades
Talon Trot - Kazooie fica carregando banjo, move de maneira mais rápida e não escorrega, mas não ataca também. Segure Z e aperte C-esquerda, e continue segurando Z. Está perto de umas ruínas à esquerda depois de subir uma rampa.
Beak Buster - Kazooie se joga de cabeça no chão em um ataque muito forte que serve para quebrar objetos. No ar aperte Z. Está perto da casa de Mumbo.
Egg Shoot - Kazooie dispara ovos pela boca ou por trás (usando ovos como munição). Segure Z e aperte C-para cima para atirar pela boca, ou Z e C-baixo para disparar por trás. Após entregar a laranja para o macaquinho suba na plataforma que ele liberou e pule na com ovos.

Foto da Gruntilda
Subindo pelas plataformas perto de onde você aprendeu o Egg Shoot.

Gruntilda's Lair

Pegue a Jigsaw que você ativou usando o Beak Buster na foto de Gruntilda, ela está sobre a montanha onde é a entrada da fase, pegue-a transformado em formiga (isso mesmo você pode sair da fase mesmo estando transformado).
Depois que voltar a forma de Banjo volte onde você pegou a primeira Jigsaw e suba a rampa com o Talon Trot, no topo você encontra a primeira Note Door, para abri-la você precisa que a soma de seus recordes de Notas em cada fase sejam maiores que o número na porta, nesse caso você só passou por uma fase, então seu recorde de Notas dessa fase é o que vai valer. Espero que tenha pegado pelo menos 50 Notas, mas é bom pegar todas as 100, isso vai ajudar muito mais tarde.
Quando entrar na porta você encontrará Brentilda, a irmã boazinha de Gruntilda, ele vai revelar três segredos de Gruntilda a cada vez que você a encontrar. Preste atenção neles, pois antes do final você participa de um Quiz sobre tudo que viu no Jogo, o que inclui o que ela diz (se não souber muito inglês, anotes as palavras que ficam tremendo, elas são palavras chave, do contrário desista do Jogo se não estiver usando emulador, pois acertar na sorte o Quiz é realmente muito difícil).
Desça as escadas e ative o Caldeirão, se encontrar outro da mesma cor você cria um atalho, também há um Mumbo Token atrás dele. Agora vá ao quadro e complete-o para abrir a fase Suba a rampa e entre na passagem. Entre no cano de esgoto e na saída ative mais um Caldeirão, e pegue outro Mumbo Token sobre o Cano de onde você veio. Volte à sala anterior. Caia e entre na caverna em forma de caveira, entre dentro do baú.

Treasure Trove Cove

Jigsaw
1 - Fale com o Capitão Blubber e ele pedirá que você ache seu tesou que está embaixo D'água, mas ele não sabe nadar. A primeira parte você deve usar o Beak Buster no quadrado diferente do barco (o meio afundado), na água pegue o tesouro, saia subindo na caixa e pulando, a outra parte você deve cair na água e procurar um buraco no casco do navio, dentro você encontra o tesouro. Entregue os dois para o Capitão e ele te dará a Jigsaw.
2 - Dentro do baú que morde, você chega lá voando através do mastro do navio de Capitão Blubber.
3 - Derrote o Caranguejo Gigante Nipper. Ele está a esquerda da entrada, espere ele atacar, quando ele para corra para cima dele, pule e aperte B para Kazooie bicar o olho dele. Quando derrotá-lo entre em sua concha e a Jigsaw estará lá.
4 - Perto da primeira escada do conjunto de escadas grandes há um caminho estrito, siga por ele, salte sobre as caixas e plataformas, no final a Jigsaw.
5 - No topo do conjunto de escadas há uma lagoa com uma mina no meio, ela está no fundo.
6 - Perto de onde você aprendeu o Shock Jump há vários discos com garras, siga por eles até entrar em uma caverna.
7 - Coloque dois ovo dentro do balde de areia que fica na plataforma a direita da entrada (para isso use Z + C-baixo, pois quando ovo é posto por trás ele sai pulando), ele vai esvaziar a água do lago com um castelo de areia, entre dentro e use o Beak Buster nas letras formando o nome Banjo Kazooie, mate o caranguejo e pegue o Jigsaw.
8 - Na torre em espiral há um X marcado, use o Beak Buster nele e uma seta aparecerá siga-a voando e ache outro X use o Beak Buster de novo e continue seguindo até aparecer uma ?, Você verá que há um monte de areia no meio do mar perto de onde você está, um X estará marcado nele, use o Beak Buster, e quebre o baú com o Beak Barge.
9 - No topo do farol sobre o grande arco central
10 - Salve todos os Jinjos; Azul - embaixo da entrada da fase; Verde no topo do mastro do Navio do Capitão Blubber, você chega lá voando; Amarelo - sobre uma árvore em cima do grande arco central da fase; Laranja - sobre um pequeno muro perto do lago no topo do conjunto de escada; Roxo em um dos discos com uma garra perto de onde você aprendeu o Shock Jump.

Favos de Mel
1 - Sobre uma caixa no mar perto de uma torre em espiral, vá voando perto da água para ver melhor.
2 - Do lago no topo do conjunto de escadas vá descendo até ver uma ponte para uma torre com um disco com penas vermelhas, ative a visão em primeira pessoa, o Favo está no debaixo D'água exatamente no cantinho entre a plataforma com laguinhos e a plataforma do baú que morde.

Habilidade
Fly - Kazooie consegue voar. Fique sobre um disco com as penas vermelhas e aperte A, para ganhar altitude aperte A de novo, mas isso gastará as Penas Vermelhas. Está no mastro do navio do Capitão Blubber.
Shock Jump - Kazooie concentra energia nas pernas para realizar um pulo muito alto. Fique sobre um disco com uma garra e segure A. Está perto do balde de areia, numa plataforma um pouco mais elevada.

Foto da Gruntilda
Atrás do farol no topo do arco central da fase.

Gruntilda's Lair

Saindo da fase suba no canhão mais exposto e de lá para a plataforma com o monstro, suba na outra plataforma e pegue a Jigsaw que a foto da Gruntilda dessa fase ativou. Volte até a sala do quadro de Treasure Trove Cove, use o disco da garra para chegar a outro quadro, complete-o para abrir a fase. Volte à sala anterior e entre na passagem sobre o cano. Lá dentro use o Beak Buster na foto do cano à direita, dois canos se elevarão, formando uma ponte para a fase que você abriu há pouco.

Clanker's Cavern

Jigsaw
1 - Siga pelo cano atrás do Clanker (o peixe gigante de metal), no final mate os caranguejos mutantes, suba no cano e pegue a Jigsaw.
2 - Nade pela passagem embaixo do Clanker e passe três vezes por dentro da chave que está na bigorna que o prende, isso vai libertá-lo, suba nele e pegue a Jigsaw (use o peixe que solta bolhas para recuperar o oxigênio).
3 - Suba nas plataformas flutuantes na frente de Clanker e acerte três ovos nos dentes amarelos (tem um de cada lado), entre no buraco que o último dente que você derrubou deixou e pegue a Jigsaw.
4 - Suba no parafuso que Clanker expele por cima e ele te mandará para uma plataforma, siga o caminho até a Jigsaw.
5 - Suba na calda do Clanker usando o Talon Trot para não escorregar, pule na plataforma e atire ovos na grade para ela abrir, a Jigsaw está dentro.
6 - Entre pelo cano debaixo D'água a esquerda do Clanker, a Jigsaw está no final (seja rápido para não se afogar).
7 - Entre dentro do Clanker pelo buraco do dente que você derrubou, mergulhe na água e passe pelo túnel. Você verá vários aros, passe por dentro do verde e o tempo disparará. Você deve passar por dentro de todos os aros que ficarem verdes (quando passar por um outro ficará verde e assim vai até você passar por todos). Quando conseguir o nível da água subirá e a Jigsaw ficará acessível.
8 - Entre no Clanker pelo buraco deixado pelo parafuso depois que ele é expelido, passe pelas lâminas e pegue a Jigsaw no final.
9 - Depois que aprender o Beako Wings corra pelas lâminas rápidas usando a invulnerabilidade e pegue a Jigsaw no final.
10 - Salve todos os Jinjos: Amarelo - Sobre a plataforma em forma de cano gigante perto do símbolo de inflamável perto da entrada; Verde perto da Bigorna que prende o Clanker; Laranja - quebre a grade do primeiro cano onde você pega o primeiro Favo de Mel; Azul - no cano debaixo D'água a direita do Clanker; Roxo - depois de elevar o nível da água dentro do Clanker, siga pelo túnel próximo a superfície, e desça pela água.

Favos de Mel
1 - Suba na plataforma a esquerda o Clanker e use o disco com a garra para alcançar o cano escalável à esquerda, suba-o e salte para o cano com uma grade, use o Talon Trot para não escorregar salte para o outro cano, quebre a grade desse com o Beak Buster e caia, lá você pegará o Favo.
2 - Há um cano na vertical a esquerda do Clanker, ele é fechado por cima, mas é aberto por baixo, mergulhe e entre nele por baixo, e o Favo estará lá.

Habilidade
Beako Wings - Kazooie recobre Banjo com suas asas e as energiza para deixá-lo invulnerável. Segure Z e aperte C-direita, então continue segurando Z, isso gasta Penas Amarelas. Depois que pegar a Jigsaw passando pelas lâminas dentro do Clanker, siga pela passagem atrás dela e use o disco com asas para voar e chegar ao cano do outro lado no alto da sala. Está perto das lâminas rápidas.

Foto da Gruntilda
Espere o parafuso que o Clanker expele sair e entre no buraco.

Gruntilda's Lair

Quando sair use o Beak Buster na foto do cano ao lado da entrada da fase, isso elevará um cano do outro lado. Ignore isso por enquanto e retorne à sala onde você completou os dois quadros e use o Beak Buster nos Olhos da Gruntilda no chão (que se elevarão com a foto da Gruntilda na fase anterior). A Jigsaw aparecerá.
Agora volte a sala do cano que se elevou e suba por ele. Siga o caminho até a foto de uma grade, use o Beak Buster nela e a grade subaquática se abrirá. Siga por ela e você encontrará outro quadro, complete-o para abrir outra fase.
Volte à sala com a Note Door de 180 e abra-a (espero que tenha conseguido pelo menos 60 notas em cada fase). Siga pela esquerda e use o Talon Trot na rampa. Agora atravesse a ponte e entre na fase (não caia na água).

Bobblegloop Swamp

Jigsaw
1 - Use o Beak Buster na foto da Jigsaw, ele aparecerá e você terá um tempo limitado para pegá-la, use o Talon Trot para não escorregar e siga o caminho a sua frente.
2 - Siga pela esquerda da foto da Jigsaw e ache um ovo gigante, suba nele usando o disco com garra e acerto o loca com o X com o Beak Buster. Quando o ovo se quebrar acerte o outro local com X e siga assim até quebrar totalmente para pegar a Jigsaw.
3 - Siga para a plataforma a direita da foto da Jigsaw e mate todas as rãs amarelas.
4 - Siga para a plataforma com o disco da garra perto de onde você matou as rãs amarelas, use-o para chegar à plataforma com uma cabana, use o Beak Buster para quebrá-la e descobrir outro disco, use este para chegar à próxima plataforma, lá quebre outra cabana e continue assim até quebrar uma cabana com a Jigsaw.
5 - Siga para a plataforma com uma tartaruga gigante perto de onde matou as rãs amarelas, use o Beak Buster em suas patas para ela te dar a Jigsaw.
6 - Entre dentro da boca da tartaruga, lá dentro tartaruguinhas estarão com um professor de música, fale com ele e fará uma seqüência de tartarugas cantar, memorize esta seqüência e use o Beak Buster nela (se errar você perde life, se não souber mais peça ao professor para ele repetir). Se acertar ele fará mais duas seqüências, acerte e ele te dará a Jigsaw.
7 - siga o caminho a trás do jacaré gigante, e use as Wading Boots para atravessar o pântano do labirinto, antes do final você verá outra foto de Jigsaw, use o Beak Buster e pegue a Jigsaw dentro de dez segundos.
8 - Cruze todo o pântano do labirinto para achar a casa de Mumbo, se tiver juntado 10 Mumbo Tokens ele te transformará em jacaré. Ele é menor e pode entrar em pequenas frestas (como uma no muro próximo a casa de Mumbo), também são aprova do pântano. Vá até o jacaré gigante e entre em sua narina. Aceite o desafio do jacaré falando com ele e apertando A. A missão é bem simples, comer mais bichinhos vermelhos que o inimigo escapando dos amarelos. Mas é mais fácil de você vier aqui depois de pegar as Running Shoes.
9 - Volte à entrada da fase e atire um ovo dentro da boca do jacaré amarelo, ele sumirá e outro aparecerá em outro lugar, faça o mesmo com ele e continue assim até ganhar a Jigsaw.
10 - Salve todos os Jinjos: Amarelo - perto da entra, junto à ponte; Verde - no caminho que você pega a Jigsaw da foto; Laranja - no pântano perto da tartaruga gigante use as Wading Boots que estão no casco dela; Roxo - no pântano suba as plataformas que tinham cabanas, vá transformado em jacaré; Azul - em uma estaca perto do jacaré gigante.
Favos de Mel
1 - Dentro da casa de Mumbo, suba na plataforma onde está a placa dos Mumbo Tokens e para a viga em forma circular, use a visão em primeira pessoa para ver o Favo.
2 - Dentro da tartaruga gigante, use a visão em primeira pessoa, suba na mesa do professor e use o pule Z+A para pegar.

Habilidade
Wading Boots - Kazooie calça botas especiais que o protegem para que ele possa cruzar superfícies perigosas como as do pântano. Pegue as Wading Boots (botas verdes) para poder calçá-las por tempo limitado. Está perto da entrada junto ao monte de ovos.

Foto de Gruntilda
Siga para a plataforma com o disco da garra perto de onde você matou as rãs amarelas, use-o para chegar à plataforma com uma cabana, use o Beak Buster para quebrá-la e descobrir outro disco, use este para chegar à próxima plataforma, lá quebre outra cabana e continue assim até quebrar uma cabana com a Foto da Gruntilda.

Gruntilda's Lair

Volte até o cano de onde você entrou nessa sala, há mais dois canos lá, em um está Brentilda e no outro uma Wading Boots, use-as para atravessar o cano atrás da cabana da fase Bobblegloop Swamp, lá complete o quadro para abrir outra fase. Depois suba a rampa e quebre a pedra de gelo com o Beak Barge. Volte para a fase Bobblegloop Swamp e para a casa de Mumbo para ele te transformar em jacaré de novo. Saia da fase como jacaré e siga para o cano que a pedra de gelo bloqueava. Você era grande demais para passar pelo cano, mas o jacaré não. Entre no cano e você encontrará Cheato, o livro mágico de Gruntilda, ele te ensinará um código, "blueeggs". Vá para a fase Treasure Trove Cove (se você se afastar demais da fase onde Mumbo te transformou ele vai te alertar que sua magia não vai muito mais longe e manda você voltar, continue e você voltará ao normal). Entre no castelo de areia onde você escreveu banjokazooie com o Beak Buster, lembra? Escreva "blueeggs" para dobrar a quantidade de ovos que você pode carregar.
Volte à sala com a estátua gigante da Gruntilda, suba as plataformas e abra a Note Door de 260 (espero que tenha pegado pelo menos 65 notas em cada fase).
Quebre a parede diferente da esquerda e use o Beak Buster na foto da garra. Um disco com a garra começará a girar em torno do vaso, use-o para entrar nele. Você cairá sobre o chapéu da estátua da Gruntilda na sala anterior, se tiver ativado a foto dela em Bobblegloop Swamp, você cairá dentro da cela com a Jigsaw.
Volte à sala do vaso e suba a escada. Agora atire ovos na teia de aranha a direita e ative outro Caldeirão. Depois entre na fase.

Freezeezy Peak

Jigsaw
1 - Entre na casa perto da entrada e as crianças estarão sem os presentes de natal e para piorar seu pai sumiu. Você deve achar três presentes na fase e devolvê-los aos ursos: um está dentro da árvore de natal (suba no tronco para entrar e você logo a verá); No nariz do boneco de neve gigante; sob um dos bonecos de neve. Entregue-os às crianças e elas te darão a Jigsaw.
2 - Desça as rampas escorregadias e use o Beak Buster na caixa em uma esteira que segue para a árvore de natal. As luzes que você as proteja até sua chegada na árvore. Use o Beak Barge nos monstros que comem as luzes, quando um determinado número de luzes chegar à árvore você ir para trás dela e atirar ovos na estrela com a palavra "on", isso ligará as lâmpadas, mas ainda não acabou, você tem 60 segundos para passar três vezes pela estrela no topo da árvore, então use o Talon Trot para ir mais rápido ao monte de presentes perto, em cima deles há um disco com penas, use-o para voar e passe pela estrela as três vezes. Isso liberará a Jigsaw. Finalmente suba no tronco da árvore de natal, sua Jigsaw está no topo.
3 - Depois que aprender o Beak Bomb use o disco com penas próximo para voar e acerte no chapéu de todos os bonecos de neve (aqueles que lançam bolas de neve), se acertar em outro local eles não quebrarão. Quando acabar com todos a Jigsaw aparecerá, voe até o topo do chapéu do boneco de neve gigante, mate o cubo de gelo lá em cima e pegue a Jigsaw.
4 - No cachimbo do boneco de neve gigante (você pode ir voando).
5 - No cachecol do boneco de neve gigante há um trenó, suba nele, com isso você descerá a rampa e cairá em Boggy, ele cuspirá a Jigsaw que o estava dando dor de estômago.
6 - Acerte todos os botões do boneco de neve gigante com o Beak Bomb, e pegue o Jigsaw em baixo dele.
7 - Vá à casa de Mumbo e ele te transformará em Leão Marinho. Ele é aprova da água gelada. Então vá e fale com o leão marinho Wozza perto do monte de presentes, ele te dará a Jigsaw.
8 - Transformado em leão marinho vá até onde Boggy está (perto das casas) e suba no trenó para aceitar seu desafio. Você correr contra ele o percurso é passando entre as bandeiras vermelhas. Se ganhar ele te dará uma Jigsaw.
9 - Agora você deve desafiar Boggy para outra corrida, mas dessa vez sem transformação, e sem trenó. A única maneira de vencer é depois que aprender a usar as Running Shoes. Volte aqui quando isso acontecer.
10 - Salve todos os Jinjos: Roxo - no topo do monte de presentes; Verde - perto das casas; Azul - na vassoura do boneco de neve; Amarelo - dentro da casa de Mumbo (suba na pilastra sem fogo e para as vigas); Laranja - dentro da caverna de Wozza.

Favos de Mel
1 - Embaixo de um dos bonecos de neve.
2 - Transformado em leão marinho, entre na caverna de Wozza depois de falar com ele. Entre no túnel debaixo da água gelada e pegue o Favo na plataforma.

Habilidade
Beak Bomb Aerial Attack - Kazooie durante o vôo se lança como um míssil devastador. Durante o vôo aperte B para atacar, mas cuidado isso gasta uma Pena Vermelha a cada vez que usa. Está perto do monte de presentes.

Foto da Gruntilda
Sob um dos bonecos de neve.

Gruntilda's Lair

Saindo da fase suba a rampa da sala anterior e atire ovos nas teias no chão, em uma delas há um caldeirão. Agora abra a Note Door de 350 (espero que tenha pegado pelo menos 70 notas em cada fase, como vê de 50 notas por fase da primeira Note Door agora estamos em 70 notas por fase, por isso disse para pegar as 100 e evitar problemas mais tarde). Entre ache um quadro e complete-o para abrir outra fase. Volte à sala do vaso e use as Wading Boots para entrar na fase

Gobi's Valley

Jigsaw
1 - Vá para a pirâmide com o desenho de uma flor na entrada, suba sobre ela e use o Beak Buster, corra e entre nela antes que feche. Lá dentro use o Beak Buster para jogar um jogo da memória, mas cuidado com a múmia que está lá para atrapalhar.
2 - Perto da pirâmide com o desenho de uma flor na entrada há uma ilha com um camelo preso nela. Espere o tapete passar e suba nele para ser levado lá. Use o Beak Buster na pedra que prende Gobi para libertá-lo, como recompensa ele te dá a Jigsaw.
3 - Volte ao início do jogo e Gobi estará perto da árvore na ilha, use o Beak Buster nele para que o mesmo regue a árvore, ela te dará a Jigsaw (suba em uma árvore próxima e pule ou pegue a voando).
4 - Perto da pirâmide da flor há um cachorro egípcio na parede perto de uma plataforma, suba nessa plataforma e acerte três ovos na boca do cachorro. Ele sumirá, a pirâmide começará a subir e ele aparecerá em outro lugar, repita o processo até a pirâmide inteira sair. Entre e você estará na King Sandybutt Tomb, passe pelo labirinto e pegue a Jigsaw dentro do sarcófago.
5 - Depois de aprender a usar os Running Shoes, siga para a pirâmide com o desenho de uma estrela perto de uma rampa. Pegue os Running Shoes sobre o morro, corra e pise no botão, uma passagem no alto da construção se abrirá, chegue a tempo e entre. Pegue a Jigsaw e a água descerá.
6 - Suba sobre a esfinge e use o disco com penas lá para voar, passe por dentro do aro na coroa do cachorro próximo, outros aparecerão, repita o processo até ganhar a Jigsaw sobre a esfinge.
7 - Volte a voar e siga para o local no canto na fase, lá há uma mão com uma Jigsaw, mas ela desaparece quando você chega perto, use o Beak Bomb para pegar.
8 - Use o Beak Bomb no alvo sobre a pirâmide com o desenho de Kazooie, e entre. Lá fale com Rubee, e depois coloque ovos na cesta que fique circulando (use Z+ C-baixo). Uma cobra sairá, suba nela e pegue a Jigsaw.
9 - Vá voando para uma das plataformas em frente da esfinge (há várias penas vermelhas nelas), atire ovos nas duas narinas da esfinge para abrir a passagem. Suba no tapete e atire um ovo na boca da estátua, o tapete subirá, pule no outro tapete e repita o processo
10 - Salve todos os Jinjos: Amarelo - em uma pedra atrás da entrada; Verde - atrás da pirâmide com o desenho de uma flor na entrada; Roxo - dentro de um dos vasos perto do sarcófago do King Sandybutt; Azul - quando liberar a água da pirâmide da estrela, ele está onde a água caiu; Laranja - dentro da esfinge.

Favos de Mel
1 - Use o Beak Buster no desenho do Favo de Mel atrás da pirâmide da flor, e vá voando para o cacto onde o Favo apareceu.
2 - Depois de ajudar a árvore acertando Gobi com o Beak Buster, siga para o local onde ele foi (pode ser voando ou com o tapete voador), é perto da esfinge. Acerte outra vez o Beak Buster nele e o mesmo cuspirá o Favo.

Habilidades
Running Shoes - Kazooie veste os sapatos de corrida e fica altamente veloz por um tempo limitado. Pegue os Running Shoes para ganhar a velocidade. Está ao lado de um coqueiro perto da pirâmide com o desenho de Kazooie.
Esta é a última habilidade do jogo.

Foto da Gruntilda
Dentro do labirinto da King Sandybutt Tomb

Gruntilda's Lair

Depois de sair da fase use o disco da garra para pegar a Jigsaw no alto do sarcófago. Volte a Freezeezy Peak e Bobblegloop Swamp para pegar as Jigsaws que deixou para trás por falta dos Running Shoes.
Volte à entrada de Freezeezy Peak e suba na plataforma com o disco da garra, use-o e entre a esquerda, continue pela esquerda até ver um botão com umas penas vermelhas desenhadas, use o Beak Buster nele para um disco aparecer, use os Running Shoes para alcançá-lo antes de tempo. Conseguindo use-o para voar e pegue a Jigsaw que foi liberada pela foto da Gruntilda dessa fase.
Finalmente abra a Note Door de 450 (espero que tenha pegado pelo menos 75 notas em cada fase). Passe pelos túneis subaquáticos e no final numa suba na plataforma mais baixa. Vá pulando de plataforma em plataforma até ver um quadro, complete-o para abrir outra fase. Volte à sala onde você completou o quadro de Gobi's Valley e entre na passagem, depois entre na fase.

Mad Monster Mansion

Jigsaw
1 - Perto da casa há um monte de madeira na parede, quebre para achar o porão da casa, mate o fantasma com o Beako Wings, e quebre os barris para achar a Jigsaw.
2 - Entre na casa pela chaminé e pegue a chaminé no fantasma indo por trás dele (cuidado pise o chão o mínimo possível).
3 - Deposite ovos em todos os vasos no cemitério.
4 - Use o Beak Barge na porta da cabana perto do cemitério e entre. Suba no copo e forme a palavra banjokazooie para pegar a Jigsaw.
5 - Mergulhe no poço perto da cabana, a Jigsaw está dentro do balde.
6 - Vamos entrar na igreja agora, depois que arrombar todos os portões com Beak Barge (eles só são arrombados pelo lado com a fechadura), siga para perto da fonte, lá há uma escada que dá acesso a um botão com o desenho de um relógio, use o Beak Buster e a porta da igreja se abrirá por tempo limitado. Pegue os Running Shoes e corra até lá sem passar pela cabana. Lá dentro suba no piano e fale com a mão Montzand e vá apertando os botões que ela apertar. No final ela te dará a Jigsaw.
7 - No topo da Igreja, suba no telhado e use o Talon Trot.
8 - Vá à casa de Mumbo (suba em uma área menor do muro do cemitério). Ele vai te transformar em abóbora desta vez. Ela é pequena e passa por frestas que banjo não pode. Vá até o labirinto e procure uma rampa, use-a para chegar ao segundo andar da casa. Em uma das janelas do segundo andar, há um vaso sanitário, entre nele que dará a descarga em você. Siga o caminho para achar a Jigsaw (para voltar volte pelo mesmo lugar por onde entrou).
9 - Ainda como abóbora procure um buraco na calha do segundo andar, entre dentro para pegar a Jigsaw.
10 - Salve todos os Jinjos: Roxo - em um dos barris do porão; Verde - Sobre a casa, perto da chaminé; Amarelo - entre em uma das janelas do último andar da casa, ele está sobre a cama; Laranja - dentro do labirinto; Azul - sobre a fonte no lado direita da casa.

Favos de Mel
1 - Entre em uma das janelas do segundo andar como abóbora, ela está debaixo do piso.
2 - Dentro da igreja, perto do piano tem um disco com penas, use para voar e chegar às vigas no teto. Lá procure o Favo.

Foto da Gruntilda
Sobre uma das vigas da igreja.

Gruntilda's Lair

De volta a Gruntilda's Lair, procure um portão aqui, arrombe-o e volte a Mad Monster Mansion para Mumbo te transformar em abóbora de novo. Saia da fase e entre no portão que você arrombou, má entre na fresta da porta. Mumbo estará lá, tire a transformação e use o Beak Buster no caixão, e em seguida no botão. O nível de água do lugar onde ativamos a fase anterior vai subir. Transforme-se em abóbora de novo e saia. Volte ao local onde você completou o quadro de Gobi's Valley e como abóbora siga o corredor estreito até o fim e entre na abertura. Mais uma vez você encontra Cheato, o código desta vez é "redfeathers". Volte a Treasure Trove Cove e escreva isso no castelo de areia para dobrar o número máximo de penas vermelhas.
Agora vá para a entrada de Freezeezy Peak e use o mesmo esquema para voar e pegue a Jigsaw no olho da estátua da Gruntilda (mas use o Beak Bomb para quebrar o vidro).
Vá para o local onde o nível da água subiu e entre no túnel. Na sala do barco, suba a escada e pule nas caixas para chegar a um caixote com o símbolo da RareSoft, quebre-o use o Beak Buster no botão. A água subirá de novo permitindo a entrada em um túnel, entre (mas primeiro ative o caldeirão).
Quebre a grade à direita e completo o quadro para abrir a fase. Volte à sala anterior e entre nela.

Rusty Bucket Bay

Jigsaw
1 - Siga para a esquerda da entrada e atire dois ovos no buraco onde diz "Toll 2" para a ponte surgir, continue seguindo até ver uma janela diferente, use o Beak Buster para quebrá-la e pegue a Jigsaw sobre uma caixa.
2 - Perto de onde pegou a primeira Jigsaw, mergulhe (cuidado, a água está muito oleosa e você não pode respirar na superfície, além de debaixo D'água você perde o fôlego mais rápido) e você verá um golfinho preso em uma âncora, entre no buraco do barco de onde a corrente da âncora sai. Siga o caminho até um botão com o desenho da âncora. Ele deixará a Jigsaw onde ele estava (para sair da água quando sair procure uma escada).
3 - Perto do tanque de ácido há um guindaste, suba nele e use o Beak Barge no botão de subir, suba todo o guindaste e pegue a Jigsaw antes do tempo acabar.
4 - No barco procure uma caixa TNT suspensa no ar por outro guindaste, suba na corda dele e vá até ele para apertar o botão para baixo com o Beak Barge. Isso abrirá uma passagem no bar, entre e mate todas as caixas inimigas para ganhar a Jigsaw.
5 - veja em uma das paredes do barco o número 312 111, procure na parte da frente do barco três botões (1, 2, 3), use o Beak Buster na ordem dos botões para ganhar a Jigsaw.
6 - Quebre o vidro da janela perto, e dentro e quebre a parte de baixo onde está a Jigsaw para pegá-la.
7 - Suba o cano grande próximo e continue subindo e seguindo o caminho até achar a Jigsaw no topo do cano.
8 - Em um dos canos há uma porta, arrombe-a. Lá dentro siga o caminho e aperte os dois botões com o desenho e uma hélice. Corra e volte até o navio e siga para a parte de trás dele e mergulhe para pegar a Jigsaw na hélice.
9 - Desça pela escotilha (cano meio torto) perto das hélices e use o Beak Buster no desenho da hélice. Volte a essa sala e pegue a Jigsaw.
10 - Salve todos os Jinjos: Roxo - siga para a direita da entrada, e quando chegar a uma grade mergulhe e entre no buraco da grade subaquática; Amarelo - em uma bóia a direita da entrada; Verde - no tanque de ácido; Azul - dentro do segundo container perto do guindaste (a entrada é por cima); Laranja - Perto do segundo guindaste atire 8 ovos onde diz "Toll 8".

Favos de Mel
1 - Dentro cano onde você reduz a velocidade das hélices, em uma passagem pequena sobre a entrada.
2 - Perto de onde você achou o Jinjo Amarelo (onde o tubarão aparece), existe uma passagem à direita de baixo D'água, entre use o Beak Buster no botão com o desenho do Favo e use o disco com penas para pegá-lo.

Foto da Gruntilda
Sobre uma plataforma perto do guindaste que você usou para fazer um buraco no barco (do topo dele da pra ver).

Gruntilda's Lair

Volte à primeira sala inundada e suba onde está a Jigsaw que ativamos na fase anterior.
Quebre o cano e entre, Use o Beak Buster no botão para elevar o nível da água, volte à sala anterior e entre rapidamente na caverna que agora pode ser acessada, lá outra vez nós encontramos Cheato, ele te ensinará agora o código "goldfeathers". Vá para Treasure Trove Cove e escreva isso no castelo de areia para dobrar o número de Penas Douradas que você pode carregar.
Volte à sala onde elevou o nível da água pela terceira vez e abra a Note Door de 640 (80 notas por fase).
Agora suba nas folhas e passe pelas árvores até encontrar um botão com o desenho de uma Jigsaw. Use o Beak Buster nele e volte para a entrada de Treasure Trove Cove, mas ao invés de entrar mergulhe na água e no final você achará um quadro, complete-o para abrir a última fase. Volte à sala em que subiu nas folhas e entre na fase.

Click Clock Wood
Esta fase é diferente das outras, nela o mesmo lugar é visitado em quatro períodos diferentes: primavera, verão, outono e inverno. As notas, Jigsaw e Favos estão espalhados por todos eles. Em cada estação do ano há um botão que abre a próxima, procure e aperte. Primeiro use o Beak Buster no botão da primavera perto do outono.

Jigsaw
Primavera
1 - Escale a árvore gigante central (no meio do caminho ponha ovos no buraco no meio do cercado, fale com o esquilo que gosta de nozes, aperte o botão do verão perto de sua casa, e quebre o ovo gigante do pássaro subindo em cima e usando o Beak Buster), no final encontre uma porta perto do Jinjo Vende, quebre-a com o Beak Barge, e dentro está a Jigsaw.
2 - Vá à casa de Mumbo e ele te transformará em abelha, vá sobre a casa do esquilo voando e você verá em uma planta carnívora.
Verão
3 - Quebre a pedra na casa do castor, mas você não pode pegar a recompensa agora, pois é muito escorregadio, ative o botão do outono seguindo o rio perto da casa do castor, e adivinha quem está aqui perto da planta. Gobi, dê um Beak Buster nele para molhar a planta. Procure 5 lagartas para dar a ave que você quebrou o ovo, Mas no meio da subida suba nas folhas que desabrocharam e pegue a Jigsaw no final.
4 - Dentro da cabana em cabana em construção.
5 - Dentro da colméia há um espaço diferente, use o Beak Buster para quebrá-lo e mate todas as abelhas.
Outono
6 - Pegue 10 lagartas para a ave. Acerte Gobi de novo e ele molhará a planta que desabrochará liberando a Jigsaw. Pegue-a caindo da colméia.
7 - Entre na casa do Castor e pegue a Jigsaw.
8 - Pegue 6 nozes para o esquilo, todas estão perto de sua casa ou dentro, também a uma que Você deve quebra uma janela para pegar. Não esqueça de apertar o botão do inverno depois da casa do esquilo
Inverno
9 - Vá até a ave que você alimentou e ela te dará a Jigsaw.
10 - Salve todos os Jinjos: Roxo - primavera, dentro da colméia, vá como abelha; Verde - primavera, perto de onde você pegou à primeira Jigsaw; Amarelo - verão, na grama alta perto da entrada; Laranja - outono perto da planta; Inverno - sobre a casa de Mumbo.

Favos de Mel
1 - Inverno, procure um buraco no rio congelado, mergulhe e vá para a casa do castor, lá está o Favo
2 - Inverno, em uma janela sobre a casa do esquilo, quebre-a com o Beak Bomb e entre.

Foto da Gruntilda
Inverno, perto de um dos bonecos de neve.

Gruntilda's Lair

Saia transformado em abelha e pegue a última Jigsaw do Covil de Gruntilda no topo da árvore gigante.
Agora abra a Note Door de 765 (85 notas por fase). Suba no picadeiro com o desenho de Tooty.
Agora é a hora do Grunty's Furnace Fun. Um jogo de perguntas e respostas que você terá que usar tudo que viu no jogo. Se estiver usando o emulador pode salvar antes de responder, mas se for no N64 mesmo, espero que saiba muito inglês.

Quando conseguir chegar ao final, você resgatará Tooty, e os créditos finais começam a aparecer. Mas eu acho que você também está sentindo que falta alguma coisa. Isso mesmo, após os créditos suba as escadas e abra a Note Door de 810 (90 notas por fase). Complete o quadro (não é bem completar já que não há nenhuma peça nela, é mais montar), perceba que caso tenha pegado todas as Jigsaws somente 6 ficaram de sobra, espero que tenha pegado todas. Se entes de entrar na passagem quiser ver o laboratório de Gruntilda, ele é à direita. Aqui agora você encontra o Dingpot que te leva ao topo do Covil para você enfrentar Gruntilda e 3 Note Door. A primeira é de 828 (92 notas por fase) e atrás dela há um ovo gigante que encherá seus ovos. A outra é de 846 (94 notas por fase), e atrás dela há uma pena vermelha gigante que encherá suas penas vermelhas. Outra é de 864 (96 notas por fase) e atrás dela há uma pena dourada gigante, que encherá suas penas douradas. E a última a de 882 (98 notas por fase, é melhor pegar logo as 100 em cada para arredondar), e por fim atrás dela há um quadro que vai requerer mais 4 Jigsaws para ser montado, (o que te deixa com apenas 2 de sobra) fazendo isso você vai dobrar o seu life.
E finalmente é hora de despachar a velha bruxa, entre em Dingpot e ele te mandará para o topo do covil para enfrentar Gruntilda.

Gruntilda

Ela é meio difícil, já que é a último chefe do jogo não podia ser diferente. Mas a dificuldade mesmo reside no tempo que se leva para derrotá-la.
Primeiro ela fará investidas contra você voando em sua vassoura, desvie e espere a vassoura falhar, quando isso acontecer, pule e ataque, ela vai soltar uma bola de fogo, desvie. Repita o processo até ela mudar a forma de atacar, ela vai ficar atrás de um dos muros lançando bolas de fogo, fique arás desse muro e espere ela para, (vai ser depois da quarta bola), suba no muro e atire ovos nela (você precisa acertar três seguidos), então ela vai concentrar energia e dispara uma bola energética guiada, use o Beako Wings para evitar danos. Repita o processo até que ela comece a voar e atacar a distancia. Bottles fará aparecer um disco com penas vermelhas, use para voar também e acerte-a com o Beak Bomb (apesar de ela ser lenta, o Beak Bomb não tem mira então não é muito fácil acertá-la). Acerte-a até que uma barreira protetora a envolva. Desça e estátuas de Jinjos aparecerão, atire ovos no buraco nelas para que todos os Jinjos ataquem Gruntilda. Mas isso não será o suficiente, Gruntilda apenas cairá da vassoura, então uma estátua de Jinjo gigante aparece, atire ovos nos buracos nas quatro faces da base até que eles fechem, mas cuidado, pois a mira de Gruntilda estará muito boa, e facilmente ela te acertará se ficar parado. Se conseguir fechar todos os buracos, o Jinjo gigante atacará a velha bruxa até que ela caia de seu covil (e é uma longa queda).

Veja a animação final e parabéns, você finalizou um dos maiores clássicos do N64.

2 comentários:

  1. Muito bom o detonado, zerei pela segunda vez com ele.

    ResponderExcluir
  2. eu tava quase zerando quando meu filho iniciou um novo jogo>>. E´possivel voltar , ou perdi tudo???

    ResponderExcluir

Quest 64 - (Nintendo 64)