3 de ago. de 2010

Gran Turismo 3

Gran Turismo 3

Plataforma: Playstation 2

Gran Turismo 3

Um guia de iniciantes para Gran Turismo 3:

Antes de mais nada, faz-se necessário que a

carteira de motorista seja adquirida. Para isso,

visite a seção License Test e comece pela

carteira tipo B. Os testes não devem dar muito

trabalho, uma vez que existem replays, onde você

pode mudar as opções na tela para mostrar o

diagrama de freio e aceleração do carro, que são

as barrinhas verde e vermelha. Além do mais, a

pista já vem pintada, o azul significa que você

deve acelerar, o vermelho é para frear e o

branco é que você deve apenas soltar o

acelerador, sem pisar no freio. Enfim, não deve

ser muito difícil, o mesmo vale para a carteira

tipo A.

Com pelo menos uma dessas duas carteiras em

mãos, chega o momento de participar de seu

primeiro torneio, a Sunday Cup. O problema vai

ser gastar seus 18 mil em um carro com boa

relação entre peso, potência e custo. Por

exemplo: um PT Cruiser custa quase 18 mil, mas é

muito pesado. Já o Vitz, Mira e esses compactos

são bem mais baratos, só que lentos demais. A

minha sugestão é começar com um Toyota Trueno ou

um Mazda Miata.

A primeira pista é facílima, uma oval simples.

Pois bem, você deve vencê-la várias vezes e ir

juntando dinheiro para comprar melhorias no

motor. Deve ser observada a relação entre o

aumento de HP e o preço da peça, para saber o

que comprar. Peças como a Racing Flywheel,

Weight Reduction, NA Tune, Port Polish,

Driveshaft (carbon) e uma suspensão melhor são

adequadas. Lembre-se de que você não vai passar

muito tempo com esse carro, então, assim que

você tiver mais que 220hp pode parar com as

compras, mas continue juntando dinheiro.

A esta altura você já deve possuir um NA Tune ou

algum tipo de Turbo. Se ainda não tem, continue

juntando dinheiro para comprar um. Ah sim,

vencer a Sunday Cup e a Clubman Cup também é

importante, devido ao dinheiro extra e aos

carros que você ganha em cada uma. Lembre-se de

correr também na sua categoria de carro, como

por exemplo, FF, FR, 4wd e MR.

E o Turbo/NA Tune, já conseguiu? Pois bem, parta

para um dos dois eventos e entre na tela de

configuração de carro. Ajuste as marchas de modo

a ter aceleração lenta e alta velocidade final.

Um valor por volta de 33 ou 35 é o ideal. Ao

vencer uma corrida desse tipo, você deve

embolsar uns 5000 créditos. Aproveite para

ganhar as outras corridas deste campeonato e um

carro turbo/na no final.

Resumindo:

A melhor coisa a ser feita é procurar por pistas

como a Super Speedway, ou alguma outra na qual

você tenha facilidade. Utilize seu carro

envenenado e troque as peças dele constantemente

para ir melhorando. Após vencer competições

Turbo ou NA Tune, use seu carro brinde, ou

venda-o junto com o carro antigo e compre um

mais potente.

Lembre-se também que tempo é dinheiro! Às vezes

vale mais à pena ficar na Super Speedway da

Sunday Cup, ganhando mil créditos por corrida e

terminando a prova em pouco mais de 2 minutos e

meio do que passar 5 minutos na Special Stage

Route 11 para ganhar mil e quinhentos créditos.

Estratégias Gerais:

Antes de mais nada, você deve estudar cada pista

e cada curva. Um bom lugar para fazer isso é nos

testes de carteira de motorista. Eles apresentam

o traçado da pista pronto, junto com pontos de

aceleração e frenagem.

Uma vez que as pistas estejam dominadas, é hora

de começar a melhorar os seus tempos de volta

com cada carro, ou com o carro que você está

usando atualmente. Pontos de frenagem são

diferentes em carros diferentes e mudam

drasticamente se você tiver o kit de freio Sport

ou modificações na caixa de câmbio.

Quando você estiver fazendo uma curva, deve

prestar atenção em dois fatores determinantes: o

indicador TCS (o amarelo) e, usando a visão por

fora do carro, observar se existe fumaça saindo

dos pneus. Isso serve para determinar o momento

de tirar o pé do acelerador, ou girar o volante

para o lado oposto ao que você estava girando o

carro. Com esta pequena observação você vai

evitar muitas rodadas, que o podem fazer perder

a corrida.

Lembre-se também dos tipos de curva e de como a

tração do seu carro afeta o modo de passar por

qualquer uma delas. Um exemplo claro disso são

as curvas do circuito de Roma. Um carro de

tração dianteira pode frear praticamente

'dentro' da curva, fazer o trajeto e sair

acelerando. Enquanto isso, um carro com tração

traseira deverá frear mais cedo e só tocar no

acelerador uma vez que o carro já esteja reto e

tenha readquirido seu contato com a pista, caso

contrário ele vai rodar.

Saiba usar os outros carros de maneira

inteligente. Por exemplo, bater atrás de um

veículo nem sempre é prejudicial. Pode parecer

trapaça, mas você pode bater atrás de alguém na

entrada de uma curva especialmente lenta, de

modo que o carro da frente será lançado e você

perderá velocidade considerável.

Outra estratégia semelhante é usar os carros

como 'paredes' para as curvas. Por exemplo, se

você está fazendo uma curva à uma velocidade

muito alta, você pode escorar-se no carro do seu

lado para continuar acelerando e ainda assim não

sair do traçado e/ou ir para a grama.

Sobre as paredes, vale acrescentar que batidas

podem e devem ser evitadas na grande parte dos

casos. Se não houver maneira de escapar, tente

bater com a lateral do carro, pois isso minimiza

a sua perda de velocidade.

Suponhamos que a colisão com a parede ou com um

carro foi inevitável, e você agora encontra-se

girando na pista. O meio mais prático para sair

dessa situação é usar a técnica presente desde

GT. É o seguinte, uma vez que você esteja

girando, por exemplo, para a esquerda, continue

apertando no direcional para você virar à

esquerda. Assim que o carro começar a ficar mais

lento, jogue o volante para o lado oposto e

acelere levemente. O carro vai balançar um

pouco, arremessando a traseira e ficará mais ou

menos reto na pista, feito isto, basta sair

acelerando normalmente.

Agora que você está crescendo no jogo, estão

surgindo dúvidas. Aqui vão alguns

esclarecimentos sobre os detalhes do jogo:

Assim como em GT1 e 2, você pode ganhar carros

jogando a mesma corrida mais de uma vez. Mas o

que ocorre aqui é que você deve ganhar toda a

série de provas, ao invés de uma única corrida

para ganhar o carro de brinde.

Sobre a quantidade de carros, com certeza são

mais de 100, mas ainda não há número exato. Não

existem também as verões modificadas para

corrida, uma vez que se fossem feitas, o jogo ia

demorar muito para ser lançado.

Sim, existe um carro de Fórmula 1, e se eu não

me engano, ele é um dos 5 que você pode ganhar

quando vence a Dream Car Championship ou a

Polyphony Digital Cup.

Infelizmente só existem 2 pontos de vista, um

por dentro do carro e o outro por fora, com a

câmera baixa e aproximada do carro. Eu prefiro a

câmera interna, uma vez que a externa bloqueia a

visão da pista por ser muito próxima ao carro.

E a Lamborghini Diablo está presente numa versão

modificada para corrida, apenas disponível

normalmente na versão japonesa, mas existem

rumores de que ela pode ser obtida no game

americano utilizando-se códigos de GameShark.

Para as próximas edições deste guia, esperem

mais curiosidades e explicações detalhadas de

como fazer cada tipo de curva, além disso, uma

lista de códigos de gameshark.

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