Gran Turismo 3
Plataforma: Playstation 2
Gran Turismo 3
Um guia de iniciantes para Gran Turismo 3:
Antes de mais nada, faz-se necessário que a
carteira de motorista seja adquirida. Para isso,
visite a seção License Test e comece pela
carteira tipo B. Os testes não devem dar muito
trabalho, uma vez que existem replays, onde você
pode mudar as opções na tela para mostrar o
diagrama de freio e aceleração do carro, que são
as barrinhas verde e vermelha. Além do mais, a
pista já vem pintada, o azul significa que você
deve acelerar, o vermelho é para frear e o
branco é que você deve apenas soltar o
acelerador, sem pisar no freio. Enfim, não deve
ser muito difícil, o mesmo vale para a carteira
tipo A.
Com pelo menos uma dessas duas carteiras em
mãos, chega o momento de participar de seu
primeiro torneio, a Sunday Cup. O problema vai
ser gastar seus 18 mil em um carro com boa
relação entre peso, potência e custo. Por
exemplo: um PT Cruiser custa quase 18 mil, mas é
muito pesado. Já o Vitz, Mira e esses compactos
são bem mais baratos, só que lentos demais. A
minha sugestão é começar com um Toyota Trueno ou
um Mazda Miata.
A primeira pista é facílima, uma oval simples.
Pois bem, você deve vencê-la várias vezes e ir
juntando dinheiro para comprar melhorias no
motor. Deve ser observada a relação entre o
aumento de HP e o preço da peça, para saber o
que comprar. Peças como a Racing Flywheel,
Weight Reduction, NA Tune, Port Polish,
Driveshaft (carbon) e uma suspensão melhor são
adequadas. Lembre-se de que você não vai passar
muito tempo com esse carro, então, assim que
você tiver mais que 220hp pode parar com as
compras, mas continue juntando dinheiro.
A esta altura você já deve possuir um NA Tune ou
algum tipo de Turbo. Se ainda não tem, continue
juntando dinheiro para comprar um. Ah sim,
vencer a Sunday Cup e a Clubman Cup também é
importante, devido ao dinheiro extra e aos
carros que você ganha em cada uma. Lembre-se de
correr também na sua categoria de carro, como
por exemplo, FF, FR, 4wd e MR.
E o Turbo/NA Tune, já conseguiu? Pois bem, parta
para um dos dois eventos e entre na tela de
configuração de carro. Ajuste as marchas de modo
a ter aceleração lenta e alta velocidade final.
Um valor por volta de 33 ou 35 é o ideal. Ao
vencer uma corrida desse tipo, você deve
embolsar uns 5000 créditos. Aproveite para
ganhar as outras corridas deste campeonato e um
carro turbo/na no final.
Resumindo:
A melhor coisa a ser feita é procurar por pistas
como a Super Speedway, ou alguma outra na qual
você tenha facilidade. Utilize seu carro
envenenado e troque as peças dele constantemente
para ir melhorando. Após vencer competições
Turbo ou NA Tune, use seu carro brinde, ou
venda-o junto com o carro antigo e compre um
mais potente.
Lembre-se também que tempo é dinheiro! Às vezes
vale mais à pena ficar na Super Speedway da
Sunday Cup, ganhando mil créditos por corrida e
terminando a prova em pouco mais de 2 minutos e
meio do que passar 5 minutos na Special Stage
Route 11 para ganhar mil e quinhentos créditos.
Estratégias Gerais:
Antes de mais nada, você deve estudar cada pista
e cada curva. Um bom lugar para fazer isso é nos
testes de carteira de motorista. Eles apresentam
o traçado da pista pronto, junto com pontos de
aceleração e frenagem.
Uma vez que as pistas estejam dominadas, é hora
de começar a melhorar os seus tempos de volta
com cada carro, ou com o carro que você está
usando atualmente. Pontos de frenagem são
diferentes em carros diferentes e mudam
drasticamente se você tiver o kit de freio Sport
ou modificações na caixa de câmbio.
Quando você estiver fazendo uma curva, deve
prestar atenção em dois fatores determinantes: o
indicador TCS (o amarelo) e, usando a visão por
fora do carro, observar se existe fumaça saindo
dos pneus. Isso serve para determinar o momento
de tirar o pé do acelerador, ou girar o volante
para o lado oposto ao que você estava girando o
carro. Com esta pequena observação você vai
evitar muitas rodadas, que o podem fazer perder
a corrida.
Lembre-se também dos tipos de curva e de como a
tração do seu carro afeta o modo de passar por
qualquer uma delas. Um exemplo claro disso são
as curvas do circuito de Roma. Um carro de
tração dianteira pode frear praticamente
'dentro' da curva, fazer o trajeto e sair
acelerando. Enquanto isso, um carro com tração
traseira deverá frear mais cedo e só tocar no
acelerador uma vez que o carro já esteja reto e
tenha readquirido seu contato com a pista, caso
contrário ele vai rodar.
Saiba usar os outros carros de maneira
inteligente. Por exemplo, bater atrás de um
veículo nem sempre é prejudicial. Pode parecer
trapaça, mas você pode bater atrás de alguém na
entrada de uma curva especialmente lenta, de
modo que o carro da frente será lançado e você
perderá velocidade considerável.
Outra estratégia semelhante é usar os carros
como 'paredes' para as curvas. Por exemplo, se
você está fazendo uma curva à uma velocidade
muito alta, você pode escorar-se no carro do seu
lado para continuar acelerando e ainda assim não
sair do traçado e/ou ir para a grama.
Sobre as paredes, vale acrescentar que batidas
podem e devem ser evitadas na grande parte dos
casos. Se não houver maneira de escapar, tente
bater com a lateral do carro, pois isso minimiza
a sua perda de velocidade.
Suponhamos que a colisão com a parede ou com um
carro foi inevitável, e você agora encontra-se
girando na pista. O meio mais prático para sair
dessa situação é usar a técnica presente desde
GT. É o seguinte, uma vez que você esteja
girando, por exemplo, para a esquerda, continue
apertando no direcional para você virar à
esquerda. Assim que o carro começar a ficar mais
lento, jogue o volante para o lado oposto e
acelere levemente. O carro vai balançar um
pouco, arremessando a traseira e ficará mais ou
menos reto na pista, feito isto, basta sair
acelerando normalmente.
Agora que você está crescendo no jogo, estão
surgindo dúvidas. Aqui vão alguns
esclarecimentos sobre os detalhes do jogo:
Assim como em GT1 e 2, você pode ganhar carros
jogando a mesma corrida mais de uma vez. Mas o
que ocorre aqui é que você deve ganhar toda a
série de provas, ao invés de uma única corrida
para ganhar o carro de brinde.
Sobre a quantidade de carros, com certeza são
mais de 100, mas ainda não há número exato. Não
existem também as verões modificadas para
corrida, uma vez que se fossem feitas, o jogo ia
demorar muito para ser lançado.
Sim, existe um carro de Fórmula 1, e se eu não
me engano, ele é um dos 5 que você pode ganhar
quando vence a Dream Car Championship ou a
Polyphony Digital Cup.
Infelizmente só existem 2 pontos de vista, um
por dentro do carro e o outro por fora, com a
câmera baixa e aproximada do carro. Eu prefiro a
câmera interna, uma vez que a externa bloqueia a
visão da pista por ser muito próxima ao carro.
E a Lamborghini Diablo está presente numa versão
modificada para corrida, apenas disponível
normalmente na versão japonesa, mas existem
rumores de que ela pode ser obtida no game
americano utilizando-se códigos de GameShark.
Para as próximas edições deste guia, esperem
mais curiosidades e explicações detalhadas de
como fazer cada tipo de curva, além disso, uma
lista de códigos de gameshark.
Nenhum comentário:
Postar um comentário