3 de ago. de 2010

Onimusha 1 - Warlords

Onimusha 1 - Warlords


História do Jogo:

Durante a grande guerra entre os clãs de

Samurais, assistimos ao líder de um deles,

Nobunaga, ser alvejado por uma flecha.

Assistindo a tudo isso está o personagem

principal do jogo, Samanosuke, que entra na

batalha e ataca os soldados liderados por

Nobunaga. E a estória tem início, com o rapto da

princesa Yuki, prima de Samanosuke. Para

ajudá-lo nessa missão contaremos com o auxílio

de Kaede, uma fêmea ninja. A princesa, consegue

deixar uma carta para Samanosuke, antes de ser

raptada, contando que ela observou algo estranho

acontecendo no “Inabayama Castle”.

Considerações iniciais:

1- O “fatality”

Esse golpe pode se desferido, quando o inimigo

está caído. No caso de Samanosuke, ele finca

naquele sua espada ou lança. O esquema básico

para se derrubar inimigos leves é usar o chute e

a seguir aplicar o “fatality”. É bem provável

que ao aplicá-lo, mate o inimigo, mas não é

regra absoluta; pode acontecer de você não o

matar, principalmente em se tratando de inimigos

fortes ou com armaduras. Kaede também tem o

mesmo ataque, só que esta finca suas “Knife” no

inimigo.

2- O outro “fatality” de kaede

Ao jogar com ela, inicie uma seqüência de

ataques com a faca. A seguir, durante o combo,

pressione o botão “R1”, para frente e quadrado

(acho que é isso, comigo sempre funcionou!).

Kaede dará um salto e se ela cair próximo às

costas do inimigo irá cortar-lhe o pescoço e

causar morte instantânea. Esse golpe foi testado

contra os esqueletos, ninjas e cavaleiros de

escudo. Apesar desses dois últimos darem mais

trabalho, também foi possível concretizar o

golpe. Ao contrário do outro “fatality”, esse

sempre mata o inimigo.

3 – Counter Attack/ Critical

Durante algumas das lutas, você notará que

Samanosuke atacou de forma diferente da normal,

executando um movimento extremamente rápido.

Isso poderá ocorrer em duas circunstâncias:

quando você for mais rápido que o inimigo e

cortar o ataque dele com o do personagem, e em

algumas ocasiões em que você surpreende o

inimigo pelas costas. Esse golpe é muito bom,

torça para acontecer muitas vezes. Ele além de

atacar o inimigo com mais força e matá-lo,

obrigatoriamente fará com este deixe “souls” que

encham um pouco o HP. Ou menor, ou maior, mas

sempre aparecerão.

4 – As “Fluorites”

No decorrer do jogo, você irá se deparar com

esse tipo de pedra. São vinte no total,

espalhados pelo cenário do jogo, e escondidas

(você só consegue achá-las se examinar o local

certo, apesar de não o ver) até a metade do

jogo. Eu digo isso porque existe um item que

você pega que poderá ajudá-lo a encontrá-las, lá

por meados do jogo. Elas não têm função durante

o jogo, a não ser, no final deste, no qual se

coletadas todas, habilitará um “jogo bônus”, o

“ONI MODE”. Por se tratar de um jogo bônus, não

será comentado neste detonado, provavelmente

será detonado num módulo à parte.

5 – Cruzando Espadas

Durante algumas batalhas, é provável que você

ataque ao mesmo tempo em que o inimigo. As duas

armas (a sua e a dele) irão se cruzar e vai se

iniciar uma disputa de força. Gire o direcional

360º, várias vezes seguidas, enquanto pressiona

rapidamente o botão de ataque. Há três

resultados que isso pode levar: você perder essa

disputa e tomar o ataque; o empate, no qual

ambos são arremessados para trás; e a vitória,

na qual o personagem dá uma ataque diferente no

inimigo. No caso do gigante com o machado, que

foi aquele que mais observei, Samanosuke atira-o

por sobre suas costas (Ippon).

Início:

Após a conversa com o soldado, vá pelo caminho

ao norte, já que Kaede seguiu pelo outro. Na

tela seguinte, encontre os dois primeiros

inimigos. Eles estão com a princesa Yuki. Dê

várias espadadas em qualquer um deles, e os

covardes fugirão. A seguir, veja um demônio

gigante, trajado de samurai, que ataca

violentamente Samanosuke, e captura a princesa.

Ele nada pode fazer contra o monstro, e cai

inconsciente. Agora o espírito dele é

transportado para uma nova dimensão. O Clã dos

Ogres o convocou para lutar contra os demônios.

Só que em sua forma atual, não seria páreo para

eles. Por isso, ele recebeu um bracelete-escudo

(“Gauntlet”) com poderes especiais. Além de

poder transformar em energia a alma dos monstros

que derrotar, poderá adicionar poder elemental

(fogo, relâmpago, etc.) em sua espada, criando

uma nova espada, além de desenvolver ataques

especiais, quando estes elementos estiverem

equipados no “Gauntlet”. No momento em que o

personagem acordar, receba as “Instructions”,

que nada mais são do que instruções completas de

como usar esse acessório. A energia que você

suga das almas dos monstros, dependendo da cor,

podem restaurar seu MP, “magic power” ou ainda

“experiência” (EXP) para você poder fazer

“Enhance” (melhorias) em armas, “orbs” (pedra

mágica que contém poderes elementais), e em

itens. Continuando o jogo, na tela seguinte, tem

uma peça contendo o “magic mirror”. Trata-se de

um “save point”, que estará presente em diversas

telas do jogo. Você pode gravar seu progresso

nele, e não só isso, poderá fazer as melhorias

que falei há pouco, escolhendo a opção

“Enhance”. Salve o jogo e cruze o portão ao

lado. Passando pela ponte, uma cena aparecerá,

na qual vários inimigos “mortos-vivos”, estão

atacando os soldados. Detone-os, sem dó. Ataque

bastante, mas não se esqueça de ir se

acostumando a defender, também. Dê várias

espadadas para eles caírem e quando isso

ocorrer, pressione o botão de ataque quando

estiver sobre eles para desferir o golpe final.

Outra boa tática contra inimigos fracos, é a de

dar um chute para derrubá-los e a seguir dar o

golpe final, mas isso não funciona contra

inimigos fortes e nem é muito eficaz quando se

tem muitos inimigos na tela. Assim é mais fácil

de matar a maioria dos inimigos, pois tem uns

muito resistentes e traiçoeiros. Vá pela porta à

esquerda. Passe direto pela sala seguinte, pois

não tem nada nela. Ao entrar na próxima porta,

tem um homem gritando, e mais monstros. O cara

vai trancar a porta. Restando você e os

monstros, já sabe o que fazer. Nessa sala também

não tem nada que se aproveite. Ao chegar na

porta do outro lado da sala, Samanosuke pede que

abram a porta, pois os monstros já foram

derrotados. Os cidadãos abrem a porta, pedem

desculpas, e ensinam uma atalho para chegar até

o “Keep”, local para onde a princesa teria sido

levada. Esse caminho fica seguindo a trilha ao

lado do homem ferido, sentado no chão. Chegue a

uma área de florestas. Um pouco à frente

aparecerão dois daqueles primeiros inimigos que

encontramos. Fique esperto pois eles são bem

ágeis. Dependendo do caso, fique defendendo com

“L1” e a hora que eles atacarem,

contra-ataque-os. À direita da entrada da

caverna tem um “herb”. Ao chegar na entrada

dela, a rocha que estava bloqueando é destruída

e um morcego voa para fora. Não se preocupe, é

só cenário. Entre na caverna. A seguir, um

buraco. Escolha a opção “yes” para descer por

ele. Outros morcegos voando. Mais uma vez, não

se assuste, é só para enriquecer o cenário. Na

saída da caverna, encontre mais dois inimigos

conhecidos. Detone-os. Ao lado da escada tem um

baú. Dentro dele, pegue o “Und. Temp Map”. Ao

chegar próximo à escada, outro inimigo pulará em

você. Acabe com ele e suba essa escada. Cheque o

altar logo à frente e pegue as “Sougen’s Note”.

Esse documento fala o que já sabemos, sobre o

“Gauntlet”. A seguir, o altar se desloca,

liberando a porta. Ao cruzá-la, mais inimigos.

Vá pelo caminho de cima, e encontre o item

“fluorite” no armário, na parede à direita,

antes de virar o corredor. Ao virá-lo, examine o

armarinho preto, ao fundo, e encontre o 1º

volume do livro “Seiryu”. Esse livro dá dicas de

uma “password”, em japonês, que usaremos logo

mais. Vá pelo outro caminho agora e entre na

porta do fundo. Na sala seguinte, quebre os

vasos, no terceiro do lado esquerdo tem um baú.

Dentro dele, pegue o “Journal # 1”. Ele conta a

estória do “Master Sougen” que entrou na caverna

dos demônios para liquidá-los. No altar à

frente, pegue sua primeira “Orb”, a “Thunder

Orb”. Ela, se equipada, proverá a espada de

Samanosuke com os poderes do elemento “Thunder”

e irá materializar a espada “Raizan”. Além disso

ficará disponível o golpe especial “Shiden”.

Seguindo adiante, tem um baú com fechadura de

segredo (“trick treasure box”). Para abri-lo,

você terá três movimentos para tentar formar a

combinação correta. Você pode mexer na primeira

ou na segunda seqüência de números. A idéia é

deixar os números em ordem crescente, de cima

para baixo e da esquerda para a direita.

Segredo: esquerda, direita e esquerda. Dentro do

baú, encontre a “Hope Leader”. Suba a escada

seguinte. Logo à frente do local por onde você

sai, abra um baú contendo o item “magic jewel”.

Use esse item logo que o pegar, para aumentar a

quantidade de MP (energia dos especiais) que

você pode armazenar. À frente tem o “magic

mirror”. Vamos amplificar o poder da espada

“Raizan”, somente, usando a opção “enhance”. A

experiência que coletamos não será o suficiente

para fazer com que ela mude de “level”, ainda.

Salve o jogo. Ao lado do “magic mirror” tem

outro baú diferente. Ele faz uma pergunta em

inglês e você tem de responder em japonês. Que

maravilha! Vamos deixar quieto por enquanto e

vamos coletar os outros volumes dos livros que

contêm a resposta. Eu poderia até falá-la “de

cara”, mas não é legal pular etapas no jogo.

Quando tivermos os livros apropriados,

voltaremos aqui para destravar esse baú. Toque

na gosma azul grudada na porta. Ela interagirá

com a sua “Thunder Orb” e a porta será

destrancada (é lógico que para isso acontecer,

você deverá estar empunhado a espada “Raizan”).

Agora haverá bastantes lutas. É muito bom para

se ganhar experiência (EXP) para poder

amplificar armas, “orbs” e itens. Quebre as

tábuas à direita e veja um baú atrás da última

delas. Pegue o “South Area Map” dentro dele.

Entre pela próxima porta e volte ao local

anterior. Faça isso várias vezes para aparecerem

mais lutas. Só prossiga a hora em que não

aparecerem mais monstros, mas antes disso, volte

ao “magic mirror” anterior e vá elevando o

“level” da espada “Raizan”. Continuando, na área

posterior à que estávamos tem dois caminhos para

seguir, que desembocam no mesmo local (é uma

área quadrada). Lute bastante com os inimigos da

direita, primeiramente. É que na esquerda vai

aparecer um novo monstro, mais forte, que requer

um pouco mais de cuidado, já que os ataques

deles tiram bastante HP. Para derrotá-lo fácil,

fique defendendo (nem sempre funciona, pois ele

tem um ataque duplo que acerta Samanosuke, mesmo

que este esteja defendendo) até que ele te

ataque. Quando ele fizer isso, dê duas ou três

espadadas e emende o golpe especial “Shiden”.

Quando ele cair, aplique o golpe fatal antes que

ele se levante. Caso não tenha MP para aplicar o

golpe especial, lute com cuidado e de

preferência quando não tiver mais nenhum inimigo

na tela, para que ele não atrapalhe suas ações.

Lute até esgotar por completo os monstros dessa

área. Em seguida volte e eleve o nível da espada

“Raizan”, até o “level” 2, pois acredito que se

você seguiu a estratégia, terá “EXP” suficiente

para fazer isso. Note que a espada ficará mais

forte, até em seu visual. Ao voltar à tela onde

estávamos, haverá mais lutas. Aproveite todas.

Note que á esquerda da porta pela qual chegamos

a essa área, tem uma porta trancada. Lembre-se

daqui, pois teremos de voltar aqui no momento

oportuno. No meio dos caminhos da esquerda e

direita, ao fundo, veja um porta lacrada pela

gosma vermelha. Nós não temos o elemental

correto para abri-la; desse modo siga pela porta

à esquerda desse local. Na tela seguinte mate os

inimigos e salve o soldado Ele diz o óbvio, que

a princesa Yuki foi capturada por um monstro

gigante. Examine o item brilhando ao lado da

espada dele, e obtenha outro “herb”. IMPORTANTE:

Sempre que você vir algum soldado lutando contra

os demônios, salve-o logo, antes que os demônios

o matem. Se isso acontecer, Samanosuke não

ganhará o item como recompensa. Volte à tela

anterior e faça mais lutas. Ao voltar na tela

onde tinha o soldado, veja que ele não estará

mais lá. Se você já fez as lutas que tinha de

fazer, vá até o barranco após o muro quebrado e

use a “Hope Leader” para descer. Após descer,

entre no templo. No “magic mirror” à esquerda,

use toda a “Exp” que você adquiriu para elevar o

nível do especial “Shiden” para o “level” 2.

Guarde o restante que sobrar. Ao lado tem mais

um daqueles baús “xaropes” que contém perguntas.

Ignore-o por enquanto. Quebre a caixa do lado

oposto dessa sala e encontre um baú. Nele, pegue

o item “medicine”. Salve o jogo, pois teremos

“pedreira” adiante. Já que a porta ao lado está

selada pelo elemento fogo, só nos resta seguir

pela grande porta do outro lado da sala. É hora

de enfrentar o demônio que raptou a princesa.

Chefe: Parece difícil a primeira vista, mas não

é. É muito fácil. O segredo é manter distância,

ter paciência e esperar a melhor hora para

atacá-lo. Use a seguinte tática. Aproxime-se

dele para que ele dê a porretada. Quando ele for

fazer isso, esquive-se para trás, já que é mais

rápido. Após ele dar a porretada, vá até ele, dê

uma ou duas espadadas, no máximo, e afaste-se.

Quando ele ficar vermelho de raiva, fique na

reta dele e prepare-se para correr para o outro

lado, igual se dá “olé” num touro. Ele passará

reto e ficará de costas para Samanosuke. Bata

sem dó, e no momento em que ele virar, emende o

golpe especial “Shiden”. Feito isso, afaste-se e

drene as “souls” que saíram de dentro do corpo

dele (como você pode notar, a cada quantidade

“X” de golpes que ele recebe, ele vai liberando

algumas “souls”). Ele tem dois ataques com o

porrete. Um deles, dá para defender, o outro,

aquele que ele bate de cima para baixo, não.

Quando acabar seu MP, fique fugindo ao redor do

cenário e espere a melhor hora para atacar.

Outra tática é ficar provocando-o para ele bater

com o porrete várias vezes ( sem te acertar, é

claro) e com isso deixá-lo cansado. Quando ele

parar para respirar, seqüele-o. Mas é melhor

fazer isso pegando-o por trás.

Matando-o, drene muitas “souls” que saem do

corpo dele, e siga para a abertura ao lado de

onde ele caiu morto. No baú, pegue o “Journal

#2”, que conta mais sobre o mestre de Saimyou

que iria ser sacrificado pelos demônios. Ele

fala também desse documento que encontramos, e

da jóia, que na verdade trata-se de outra “orb”

que vamos adquirir daqui a pouquinho. Cruze a

porta adiante. Na sala seguinte, quebre os vasos

e encontre mais “Fluorite”. Tem um corredor

tétrico à frente, e após a porta, outro demônio,

na verdade, o chefe deles. Ele comenta que o

mestre Nobunaga fez um pacto com os demônios,

após ser morto, e por isso foi ressuscitado.

Fala ainda que participou da ressurreição dele.

A seguir esse demônio foge por umas passagem

secreta e deixa uma nova criatura para atazanar.

Não se preocupe, ela é fraca; ataque com o golpe

especial e ela já era. No candelabro à esquerda

do altar, pegue a “Fire Orb”. Ela será

automaticamente equipada no personagem. Isso

dará vida a uma nova espada, a “Enryuu”. Volte à

sala onde você derrotou o chefe há pouco.

Aconselho você a equipar a espada “Raizan”, pois

além de estar mais evoluída, é mais rápida. Têm

monstros no caminho. Ao matá-los, volte à sala

anterior e repita a operação, até não aparecerem

mais inimigos. Ao chegar na sala do chefe,

alguns novos inimigos surgirão. Eu os apelidei

de “nuvem maldita”. Essa nuvem tem o poder de

sugar as almas de qualquer inimigo morto por

Samanosuke. E a sucção dela tem preferência

sobre a do seu “Gauntlet”, a não ser que você

esteja muito prõximo da “soul”. E para piorar,

ela drena o MP do personagem, caso grude em seu

braço. Elimine essas três nuvens e ao final

drene muitas “souls”, as quais ela drenou do

chefe morto. Após, equipe-se com a “Fire Orb”,

caso não esteja equipada, e atravesse a porta

selada pela gosma vermelha. Ela reagirá ao

elemento fogo de sua espada.. Você chegará

àquela sala antes da do chefe. Vá até o “magic

mirror” e eleve o nível da espada “Enryuu” para

o “level” 2. O restante, aplique no especial

“Kouen”. Equipe-se com a espada que acabamos de

aperfeiçoar, e saia da caverna. Na saída, mais

inimigos. Suba a escada. Lá em cima, outras

“nuvens malditas” e um daqueles inimigos fortões

estarão na área. Liquide-os sem maiores

problemas, já que nossa espada está bem forte.

Na área seguinte, após as “lutinhas” de praxe,

entre pela porta selada pelo elemento fogo,

equipando a “Fire Orb”. Chegue a uma espécie de

mansão. No salão central, cuidado com esse novo

inimigo que aparece. Ele é traiçoeiro e agarra o

personagem pelo pescoço, fazendo com que ele

perca muito HP. Mate-o assim que ele cair,

usando o golpe fatal. Os golpes especiais

“descem bem” nessa hora. Agora temos três opções

de caminhos. Vamos pela segunda porta da

esquerda. É uma “sala de save”. Nela, encontre o

“magic mirror”, e um baú contendo o “Keep Map” e

uma fonte especial, que pode ser usada para

recuperar todo o seu MP, sugando-se as “souls”.

Vá ao fundo dessa sala, e veja uma cena estranha

com um homem todo embrulhado; parece uma

lagarta. Assim que você o examinar, ele some.

Esse velhinho fará parte de um evento, bem mais

para frente, no jogo. Não se importe com ele.

Vamos elevar a magia “Kouen” para o “level” 2.

Aplique o restante da EXP na magia “Shiden”.

Nosso próximo objetivo será elevá-la ao “level”

3 (máximo). Vamos agora pela primeira porta à

esqueda do salão central. No caminho, mais

lutas. Use a “Thunder Orb” para abrir essa porta

(OBS: Ela tem obrigatoriamente que estar no

“level” 2 ou maior para que a porta seja

aberta). Na sala seguinte, os inimigos vêm do

teto. Enrole bastante para aparecerem mais. A

nossa idéia principal é nunca fugir de batalhas,

a não ser em situações especiais. Na sala

seguinte, pegue o “Blue Book” perto dos vasos à

esquerda. Ele fala da transformação de Nobunaga

em demônio. Voltemos ao saguão principal, pois

para prosseguirmos por aqui , é necessário ter a

“Wind Orb”. Nossa idéia em vir até aqui foi mais

para pegar mais experiência (“souls”) , e o

livro. No saguão central, vá até a “sala de

save” e além de gravar e recuperar o MP, eleve a

magia “Shiden” para o “level” 3 (é o máximo

possível). Vamos agora pela grande porta à

frente. Na sala seguinte, encontre um homem

agarrando um menino. Samanosuke pergunta o que

estava havendo; o menino morde a mão do homem e

foge. A seguir esse homem reconhece Samanosuke e

se apresenta como “Toshiro Kinoshita”. Ele

convida Samanosuke para entrar para o seu clã

(“Oda Cla”) e ele recusa o convite. O homem diz

que não vai desistir e foge. Nessa sala, dentro

do baú, encontre “normal arrows”. Siga pela

porta à direita. Ao final desse caminho tem um

baú contendo o “Journal #3”. Saimyou conta como

é o interior da caverna dos demônios, onde os

prisioneiros são devorados vivos. Ao sair, mais

inimigos. Não esqueça do velho esqueminha de

entrar na porta e voltar por ela em seguida.

Siga pela porta lacrada pelo elemento fogo,

destrancando-a com a “Fire Orb”. Na sala

seguinte, mais dois inimigos. Liquide-os e siga

adiante. Na próxima sala, tem uma porta

diferente, bloqueada. Passe reto por ela, mas

lembre-se dela, quando eu comentar sobre o

assunto, mais à frente. A seguir, veja uma cena

em que a parceira de Samanosuke encontra o

garoto Yuemaru. Para variar, ele foge.

Samanosuke pede a Kaede que vá atrás dele. Cruze

a porta adiante. Mais inimigos. Sugiro que você

equipe a espada “Raizan” que é mais leve e

rápida para atacar. No baú do lado esquerdo da

escada tem um “Herb”. Ao lado desse baú, na

parede, pegue o item “Fluorite”. Não suba a

escada ainda, vá pela porta à frente do corredor

onde estávamos. Na prateleira ao fundo, pegue o

segundo volume do livro “Suzaku”. Verifique o

poço, e será informado de que tem um balde na

parte de cima desse poço. Corte a corda com uma

das espadas, e o balde cairá. Olhe novamente

dentro do poço e veja um item piscando.

Oportunamente a gente vai pegá-lo. Ao lado, tem

mais um “trick treasure box”. Agora, teremos

cinco movimentos para realizar e acertar a

combinação da fechadura. Ficou um pouco mais

difícil. Segredo: esquerda, direita, esquerda,

direita e direita. Dentro desse baú, pegue a

arma “Bow”. Saia dessa sala e suba a escada. No

andar de cima, siga pelo caminho da direita da

tela. Nota: Caso você siga pela porta da

direita, chegará a uma sala, onde apenas tinha o

balde que derrubamos no poço, há pouco, após

cortarmos a corda. Mais três inimigos. Use algum

dos golpes especiais contra o inimigo de

armadura vermelha, pois ele é muito traiçoeiro.

Equipe a “Fire Orb” e destrave a porta selada

pelo elemento fogo. Será preciso que “Kouen”

esteja no “level” 2, no mínimo. Dentro dessa

sala, pegue o “Red Book” em cima da mesa. Esse

livro só tem “papagaiada”, nem perca tempo

lendo-o. Pegue o item “R. Crest Piece” dentro do

baú. Nessa sala tem uma porta camuflada, mas não

dá para abrí-la por aqui. Saia desta sala e

entre na porta imediatamente à frente. Ao

atravessar tal porta, veja “o pau comendo” lá

embaixo. Não queira ir lá. Dica: Chegue na ponta

da sacada, equipe a arma “Bow”, e com o controle

analógico (alavanca da esquerda), mire e acerte

os dois demônios que atacam os soldados. Se você

não tiver um controle analógico também dá, mas

será muito difícil de mirar com precisão no

inimigo da esquerda. Veja que os soldados lhe

deixaram itens. Vá lá pegá-los. Os soldados

terão sumido, mas aquele mais à frente, lhe

deixou um “herb”, enquanto que o de trás lhe

deixou o item “magic jewel”. Faça o caminho de

volta aonde estávamos antes desta seqüência.

Siga pela porta seguinte, também selada pelo

elemento fogo. Mate os inimigos que estão

subindo pelo alçapão. Do outro lado da sala tem

aquele samurai com armadura vermelha. Cuidado

com ele. Siga pela próxima porta. Quebre a

grande caixa de madeira e encontre um baú,

contendo “normal arrow”. Do lado esquerdo de

onde está esse baú tem mais um item “Fluorite”.

Suba a escada. No canto da sala seguinte tem

mais um baú, contendo “normal arrow”. Ao lado

dele, ache o segundo volume do livro “Byakko”.

Ainda nessa sala tem o “magic mirror”. Use a

opção “Enhance” para transformar “herb” em

“medikit” e “normal arrow” em “flame arrow”. O

restante, aplique na espada “Raizan”. Cruze

agora porta selada duplamente pelo elemento

fogo. Ao fazer isso, encontre a parceira de

Samanosuke nesse corredor, e ela vem trazendo

novas informações sobre o garoto Yumemaru. Ele é

filho de um casal de fazendeiros, assassinados

durante a guerra e é como se fosse um irmão

adotivo da princesa yuki. Nisso eles são pegos

em uma armadilha. Ambos terão que trabalhar em

equipe para sair dela. No comando de Samanosuke,

acione a alavanca e a grade da frente se

erguerá. Agora você estará no comando de Kaede.

Com ela, acione a primeira alavanca do lado

direito. Venha com Samanosuke e acione a da

esquerda e mais uma grade se abre, ao lado. É a

vez de kaede. Acione a terceira alavanca à

esquerda de Samanosuke. Antes de prosseguir,

veja que a grade que envolvia o baú, pelo qual

acabamos de passar, desapareceu. Dentro dele,

encontre a “Holy Armour”. Equipe-a em

Samanosuke. Com ele, acione a 2ª alavanca à

direita de Kaede. Não acione a primeira (a do

meio) ou uma flecha cairá sobre ele, fazendo-o

perder um pouco de HP. Agora é só acionar a

última alavanca e seguir para a porta à frente,

ou ir direto pela porta, assim mesmo. Na próxima

sala, recarregue seu MP. Qualquer coisa que você

tente examinar nessa sala, receberá a mensagem

de que “está muito escuro”. Equipe a espada

“Enryuu” e use o especial “Kouen” para acender

as velas no centro da sala. Antes de seguir pela

porta, recarregue totalmente seu MP, novamente.

Ao cruzar a porta, tem outra armadilha. São

várias telas, com combinações diferentes. Essa

que eu vou comentar aparece com mais freqüência.

Observação: Caso a combinação que apareçe não

seja essa, vá até a sala anterior e depois volte

aqui. Faça isso até aparecer a combinação que

descrevo a seguir. Ela tem dois “X” em seqüência

na terceira coluna, da esquerda para a direita.

No comando de Samanosuke, pise no primeiro dos

“X”. Alguns alçapões se abrirão e e várias

lanças prenderão Samanosuke nesse local. No

comando de kaede, pise na cruz do lado direito.

Agora é ela quem ficou trancada e em

contra-partida liberou Samanosuke. Com ele, pise

no “X” imediatamente à frente. Com Kaede, saia

de cima dessa cruz e pise de novo sobre ela.

Guie Samanosuke até a esfera, sem que ele pise

nos símbolos “+”, ou “X”. Nota: É possível

passar diagonalmente entre dois símbolos, sem

acionar nenhum deles, mas é difícil de se fazer.

Após a próxima porta, outra armadilha bem

“cabeluda”. Samanosuke fica preso num

compartimento que está se enchendo de areia.

Kaede terá que libertá-lo. Ao ter o comando

dela, seja bem rápido para checar o “puzzle” que

tem na parede, do lado direito da porta por onde

ela saiu. O objetivo desse puzzle é mover as

peças de forma que as duas metades da flor

(peças-chave) sejam movidas para a parte

inferior do centro da tela, onde tem essa mesma

flor desenhada. Aperte e segure “X” para mover

as peças e seja rápido para o tempo não acabar.

Após libertar Samanosuke, Siga pela porta

adiante. Nota: Siga com cuidado até o próximo

“magic mirror”, pois se você morrer terá que

passar toda essa baboseira novamente. Kaede

acompanhará o personagem principal. Nessa área,

ao chegar ao altar, puxe a corda do painel, que

destravará as armadilhas e abaixará uma escada.

Siga por ela. Em cima, tem uma porta cuja

fechadura tem o desenho de uma flor. Pelo menu,

coloque a “R. Crest Piece” nessa fechadura.

Vamos agora a caça da outra parte. Continue

adiante e desça a próxima escada, somente um

andar. Desça também a escada seguinte. Siga para

o sul da tela e encontre um baú com o item

“Power Jewel”. Utilize-a de imediato para

aumentar a barra de energia do personagem. Siga

pelo outro caminho e destranque a porta do

fundo, mas não siga por ela. Volte e suba a

escada. Na escada do outro lado, desça mais um

andar com a opção “Go Down”. Nessa próxima sala

encontre um báu com o item “L. Crest Piece”. Na

parede da esquerda, dê uma espada para cortar a

cortina que cobre um compartimento; examine-o, e

encontre o “Journal #4”, que fala do nascimento

de um demônio “in vitro”, unindo-se a maldade

com sangue humano. Saia dessa sala, subindo dois

andares na escada. Coloque a “L. Crest Piece” na

fechadura. Siga pela porta que acabamos de

destravar. Assista a cena em que o garoto

Yumemaru é capturado por um demônio. O demônio

foge e Toshiro Kinoshita aparece. Novamente ele

convida Samanosuke para fazer parte de seu clã.

Este se nega e o cara foge pela janela. Ao

dobrar o corredor, encontre outra “fluorite” na

caixa do lado esquerdo. Do lado direito encontre

outro volume do livro “Seiryu”, o segundo. Ao

cruzar a próxima porta, encontre o primeiro

volume do livro “Suzaku”, no lado esquerdo.

Embora ainda faltem dois volumes, já é possível

destravar aquele primeiro baú contendo uma

pergunta. Com a espada, corte os tapumes, tendo

cuidado com o inimigo que sai por de trás deles.

Se você demorar para cortar o tapume, o demônio

fará isso por você. Continue adiante, e do lado

esquerdo da escada, encontre um baú, contendo o

item “Normal Arrow”. Suba a escada. Lá em cima

escute um grito, pedindo socorro. Liqüide os

inimigos que aparecem. Entre na primeira porta a

direita. Nessa sala, encontre um baú contendo o

item “medicine”. Do lado direito da tela, em

cima do banco, tem outro volume do livro

“Seiryu”, o quarto. Corte o tapume do lado

esquerdo e encontre um “gauntlet”. Sugue as

almas de dentro dele com o botão “O”. No centro

do altar, encontre o terceiro e último volume do

livro “Seiryu”. Corte o tapume do lado direito e

encontre o “magic mirror”. Faça os upgrades que

achar conveniente e desça a escada. Ao sair

sobre o telhado, um cavaleiro sinistro aparece,

hora de enfrentá-lo.

Chefe: Ele possui um escudo que bloqueia a

maioria dos golpes. Movimente-se bastante para

golpeá-lo por trás; se conseguir emendar um

especial depois disso, melhor ainda. Quando você

estiver em local e momento seguros, aproveite

para sugar as almas que saem do corpo dele.

Gaste todos os especiais de ambas as espadas

para tentar quebrar o escudo que ele usa para se

defender. Após um combo, afaste-se o máximo

possível para evitar um contra-ataque. Se ele

estiver sem o escudo, e você sem especiais, a

melhor forma de enfrentá-lo é ficar bem longe e

equipar a arma “Bow”, com flechas normais ou de

fogo e atingí-lo de longe. Samanosuke defende

quase todos os golpes dele, portanto a defesa

também é uma ótima tática.

Após derrotá-lo, sugue as muitas almas que ficam

vagando pelo local. Ao lado das almas, encontre

a “Wind Orb”. Com isso, teremos uma nova arma, a

lança “Shippuu” e o especial “Arashi”. A lança

começa num nível baixo de experiência, de modo

que você deve prosseguir no jogo equipando a

arma que estiver mais potente. Volte ao “Magic

Mirror”, faça um “enhance” no especial que

acabamos de ganhar, pois será útil para

destravar portas mais a frente. Saia da sala e

volte a sacada. Prossiga em frente e verá uma

porta lacrada pelo elemento “wind”. Equipe a

“Wind Orb” e entre pela porta. Ao entrar, uma

cena aparece na qual Kaede está cuidando de

Yumemaru. Samanosuke comenta sobre fatos

ocorridos no passado e durante a conversa, uma

mulher ferida aparece, dizendo que a princesa

Yuki encontra-se no “underground”. No comando do

personagem, saia desta sala. A partir da sala

seguinte, mais inimgos. Elimine-os. Prossiga

pela grande porta ao sul da tela. No salão

principal, enfrente outros inimigos, e ao salvar

o soldado sobrevivente, pegue um “herb” ao lado

dele. Nem é preciso dizer que você terá que

equipar a arma “Bow” para destruir o inimigo com

arco e flecha que está no segundo andar. Entre

pela primeira porta a esquerda após a entrada na

mansão. Detone os inimigos a frente. Destranque

a última porta, equipando a “Thunder

Orb”(lembre-se que ela deve estar no mínimo no

nível 2). Siga adiante até chegar num altar com

3 esferas luminosas. Equipe as “orbs”, e

destranque esse altar, lembrando-se que a “Wind

Orb” é a última que deverá ser equipada.

Seguindo pelo “underground”(subterrâneo), você

sairá em um corredor. A frente não há passagem,

pois tem alguns fantasmas bloqueando a porta. O

jeito é seguir pelo caminho a esquerda da tela.

Cruze o corredor e entre na próxima porta.

Chegue a uma sala contendo um baú e dentro dele

mais um “herb”. No “magic mirror”, ao lado, use

a opção “enhance” e com as “souls” adquiridas,

sugiro que você transforme todos os “herbs” que

puder , em “medkits”, pois os itens de cura são

raros nesse jogo. Quanto as armas, se preciso, a

gente coleta mais “souls”, oportunamente. Ainda

nessa sala, terá um “pilar orgânico”(foi o

melhor nome que conseguimos arrumar). Corte-o

com a espada ou lança, e drene as almas dentro

dele. Faça o mesmo com os seguintes. Na estante,

colete o “Green Book”, que fala de uma cerimônia

macabra, na qual seres são sacrificados, para

aumentar o poder dos demônios, e o “Orange

Book”, que fala da escolha da princesa Yuki para

ser sacrificada a fim de elevar os poderes de

Nobunaga, e o terceiro volume do livro “Byakko”.

Nessa sala tem um inimigo que ao ser derrubado

se duplica. Quando ele fizer isso, vá na parte

superior ou inferior do corpo e encrave a

espada, matando de imediato. Se você não fizer

isso, ele irá se multiplicando e complicará mais

sua tarefa de derrotá-lo. Na área seguinte,

detone mais esses “xaropes” inimigos que se

multiplicam, e fique esperto com os tentáculos

que saem do chão (eles não tiram muita energia

mas acabam com a paciência de qualquer

cristão!). Siga pela pequena porta ao fundo.

Nessa sala há somente um báu contendo o item

“Purifier Bell”. Ao pegá-lo, uns machados

enormes serão ativados, calcule a hora certa e

passe andando, já que essa armadilha é muito

estúpida e poucas pessoas conseguirão cair nela.

De volta a tela anterior, sigamos pela grande

porta no meio do corredor. Dentro dessa sala, do

lado direito, tem um baú contendo “Keep Und.

Map”. No fundo desse mesmo lado, tem um grande

carretel de corda, corte-o com a arma. Isso fará

com que um grande peso caia numa espécie de

balança revelando um item no lado esquerdo dessa

mesma tela. Vá lá e pegue o “Rosary of Com.”.

Volte a porta bloqueada pelos fantasmas. Use o

item “Purifier Bell” e os fantasmas irão embora.

Cruzando esta porta, haverá um corredor, na qual

cavaleiros de armadura vermelha estão sendo

armazenados em cápsulas. Fique esperto, pois

assim que você passar por determinadas cápsulas,

alguns deles tem perseguirão. No final desse

corredor, junto a parede, tem mais uma

“Fluorite”. Siga pela primeira porta a frente,

pois a outra porta ao fundo está trancada. Nessa

sala, mais inimigos que se multiplicam.

Aproveite para matá-los, pois “souls” farão

falta na hora de dar um “enhance”. A primeira

porta que vemos está selada pelo elemento

“wind”. Como ainda não temos o nível apropriado

para abrir a porta, sigamos pela porta a frente.

Entrando, mais “pilares orgânicos”(uma mina de

ouro!). No fundo, encontre o “white book”, que

fala das classes nas quais os demônios são

divididos. Ao lado dele, um baú contendo um

“herb”. Saia dessa sala e dê voltas por essa

área até conseguir as “souls” necessárias para

elevar a “Wind Orb” (especial “Arashi”) ao nível

2. Nem é preciso dizer para você ir ao “magic

mirror” mais próximo para fazer isso. Siga até a

porta bloqueada pelo elemento “wind” e

destranquea. Lá dentro, encontre o livro

“Apocalipse #1” ao lado do fogareiro. Ele fala

de um ritual de sacrifício tradicional no local

chamado “Dark Realm”. Perto do cadáver, encontre

o quarto volume do livro “Byakko”. Do lado

direito do fogareiro, tem um “treasure box”. A

combinação da fechadura é: bloco do centro,

bloco da direita e por último o bloco da

esquerda. Abrindo-o, pegue a “Blue Key”. Próximo

a porta de entrada, ao lado esquerdo, tem outra

“fluorite”. Retorne a sala onde tinham os

cavaleiros de armadura vermelha, nas cápsulas, e

siga pelo corredor à direita. Na porta que

aparece, use a “Blue Key” para destravá-la. Lá

dentro, encontre Kinoshita novamente. Ele invoca

os poderes dos demônios e a energia atinge

Samanosuke, aprisionando-o. Agora seguiremos com

Kaede. Um falso Samanosuke aparece e com a ajuda

de outro demônio disfarçado, captura Yumemaru.

Agora aparece um cena com Samanosuke sendo

sugado para dentro da terra. Kaede acorda, após

ter sido nocauteada pelo falso Samanosuke. No

comando dela, saia da sala e aparecerá uma

conversa com um cavaleiro ferido. Próximo a ele,

pegue a “Red Key”. Saia pela grande porta ao

lado. Chegando ao salão principal, siga pela

porta de entrada e volte ao cenário que cruzamos

à muito tempo atrás. Siga pela direita e drible

os inimigos já que não é uma boa idéia matá-los,

pois Kaede não pode sugar “Souls”, e entre na

porta. Cruze rápidamente pela área seguinte e

destranque a porta usando a “Red Key” e cruze-a.

Encontre um “herb” no baú, nessa área. Siga até

o final do corredor e entre pela porta ao final

dele. Não pare para matar os inimigos, ao não

ser que eles lhe travem o caminho. No corredor

seguinte tem um porta trancada pelo elemento

“Thunder”. Só nos resta continuar à frente e

cruzar a próxima porta. Na área seguinte,

elimine os inimigos tanto em baixo tanto na

parte de cima da sacada e salve o sobrevivente.

Como agradecimento, pegue o “soul absorber” ao

lado dele. Volte para cima da sacada e entre

pela porta ao final dela. Desça a próxima

escada. Veja uma porta trancada pelo elemento

“Fire”(note que você tem que estar com a “fire

orb” no nível 3). Abra o baú e encontre o “West

Area Map”. Salve o jogo. Ao tentar atravessar a

porta ao lado, o “Shinobi Kit” será usado para

destrancar referida porta. Seguindo por ela,

esquive-se dos inimigos, ou bata neles apenas o

suficiente para derrubá-los e prosseguir. Siga

pela primeira porta a direita. No fundo dessa

tela, tem uma corda pendurada. Puxe-a, e a porta

do outro lado se abrirá. Só que entre você e a

porta, tem 3 exaustores que expelem chamas.

Aproveite o intervalo e cruze-os. Se der para ir

direto, melhor, caso contrário, espere no

intervalo seguro entre um e outro exaustor. Caso

você note que está perdendo muito tempo

esperando o tempo do exaustor, volte e repita a

operação, já que a porta só fica aberta por um

curto período de tempo. Chegando ao outro lado,

quebre as caixas de madeira e encontre um

“herb”. No painel a direita, pegue o item “Gold

Plate”. Puxe a corda ao lado da porta e volte

para a sala anterior. Não se preocupe mais com

os exaustores, pois eles foram desativados. Faça

todo o caminho de volta até a parte térrea aonde

você salvou o soldado (ou pelo menos o deveria

ter salvo!) há pouco tempo atrás. Note que ainda

não fomos pela porta a esquerda da tela,

portanto siga por ela. Siga o caminho pelo

jardim e pegue no chão algumas “kunai”. Vai

haver um ninja no trajeto, mas nada que

preocupe. Ao final, use o “Shinobi Kit” para

destrancar a porta. Lá dentro, salve o jogo.

Nessa sala tem um baú contendo outra charada. Já

temos condições de respondê-la, usando os

volumes que coletamos do livro “Byakko”. A

resposta é “Chasm of Dimensions”, ou seja as

opções 5, 7 e 2 (da esquerda para a direita).

Dentro desse baú, encontre o item “magic jewel”.

Kaede não pode usar esse item, por razões

óbvias. Espere até o momento em que novamente

iremos jogar com Samanosuke. Ao sair por essa

porta, pegue o item “Gear” a frente do soldado

morto. Note que ao final desse caminho tem um

grande portão, e que para destravá-lo serão

necessárias 2 pedras. Uma nós já temos; iremos

atrás da outra agora. Siga todo o caminho de

volta até o corredor anterior a sala onde

encontramos a primeira pedra (“Gold Plate”). Ao

invés de entrar na porta à direita, que leva à

sala com os exaustores de fogo, continue até a

porta ao final do corredor. Nessa sala, logo à

direita da porta de entrada, pegue um “herb” no

baú. No centro da sala pegue o “Journal #5” em

outro baú. Esse jornal fala de um portal que

leva à terra dos Deuses. Em cima da estante

pegue o quarto volume do livro “Suzaku”. Abra a

estante à direita, e use o item “Gear”, para

suprir a falta da roldana. Ative a máquina. A

estante se moverá, mostrando uma passagem

secreta. Do lado direito, logo após a curva,

encontre mais uma “fluorite”. No baú, em cima da

cama, pegue o “Silver Plate”. Ao lado dele,

colete o primeiro volume do livro “Byakko” (só

estava faltando esse). Volte agora até o grande

portão que precisa das pedras para destrancá-lo.

Insira a “Gold Plate” no lado esquerdo, e a

“Silver Plate” no lado direito, para

destrancá-lo; siga por este portão. Na área em

chamas, vá até o final do corredor com muito

cuidado para não tocar nas chamas. Um ninja

cuidará de te atrapalhar um pouco. Ele também

não pode encostar no fogo, pois sofrerá danos.

Use isso a seu favor. Fique parado, defendendo,

enquanto o tonto fica fazendo acrobacias, e

acaba tocando no fogo. As salinha seguinte,

destrua os vasos que impedem o caminho, e pegue

mais “Kunai” dentro do baú. No banco ao fundo,

pegue o segundo volume do livro “Genbu”. Siga

pela pequena porta ao lado da qual entramos

(área em chamas). Ao lado da escada pegue outra

“fluorite”. Suba a escada. Nesse compartimento,

tem apenas um “Trick Treasure box”. Esse é um

pouco mais difícil, pois são 5 movimentos, com

três variações possíveis em cada movimento. A

combinação é: meio – esquerda – esquerda –

direita – direita. Dentro dele encontre a

“Sacred Knife”. Equipe-a no lugar da “knife”,

pois ela é bem mais forte que a outra. Isso

aumentará consideravelmente o poder de ataque de

Kaede. Agora volte e salve o jogo, pois terá um

chefe daqui a pouco. Volte ao salão em chamas e

desça a escada. Continue adiante pelo corredor

subterrâneo e corte os pilares orgânicos. Cruze

a porta a frente. Nessa sala, examine o portão

ao fundo e o chefe aparecerá , logo após a cena

em que Kaede encontra a princesa Yuki. Esta é

levada por aquele demônio que encontramos no

começo do jogo.

Chefe: Fique defendendo até que ele se

materialize e te ataque. Ataque-o no

contra-golpe até ele ficar invisível. Caso ele

esteja muito longe, use a corrida com facada

para acertá-lo. Caso contrário, use o combo para

fazer mais danos. Siga o mesmo procedimento até

ele morrer. Outra tática que pode ser aplicada

no caso dele estiver longe é atacá-lo com a

“kunai”. O duro será acertá-lo com esse tipo de

arma. Obviamente, nenhum “fatality” irá

funcionar nele.

Após a derrota do chefe, a cena se volta para

Samanosuke. No comando dele siga adiante e no

baú pegue outro item “medicine”. Faça os

“enhances” apropriados e salve o jogo, pois

temos mais um chefe a frente.

Chefe: Nada mais nada menos que um clone

perfeito de Samanosuke, inclusive nos ataques e

técnicas. Evite o combate corpo a corpo com ele.

Apenas tente gastar os especiais das armas nele,

antes de prosseguir para a próxima técnica. A

melhor hora de pegá-lo no especial, é momento em

que ele se prepara para soltar a magia, ou logo

após ele a soltar (e você tê-la defendido,

naturalmente!). Defenda as magias dele para elas

virarem “souls” que enchem o especial. Fique num

dos cantos apenas defendendo. Ele virá para cima

e dará algumas espadadas. A seguir, ele correrá

para trás e começará a soltar magias. Nessa

hora, defenda a magia e sugue as “souls” para

perto. Pode acontecer de não dar tempo de

absorvê-las, mas apenas trazendo-as perto,

ficará mais fácil de repetir a seqüência e

terminar de sugá-las. A defesa é fundamental, já

que nenhum golpe dele (pelo menos em mim ele não

usou) tem o poder de penetrar a defesa. Como

tática alternativa, equipe a arma “Bow”, de

preferência com “Flame Arrows”. Posicione-se a

uma certa distância dele, e mande ver nas

flechas, mas não se esqueça que ele também tem

magias de longo alcance, e que estando equipado

com o arco, Samanosuke não poderá defender-se

dos ataques.

Após a morte do clone, sugue as almas. Volte ao

“Magic Mirror” e salve o jogo. Prossiga pela

área alagada e escura. Subindo a escada,

continue pelo túnel e encontre o item “Evil

Plate” no baú. No ao lado, encontre a “Wood

Lader”. Mais a frente, tem o item “Power Jewel”

(aquele que derrubamos ao cortar a corda que

segurava o balde). Ainda na ponta desse poço,

use o “Wood Lader” e suba por esta escada.

Estaremos de volta na mansão. Agora, teremos de

ir até aquela porta selada, duas telas atrás.

Insira o item “Evil Plate” para completar a

fechadura. Estando a porta liberada, siga por

ela. Encontre o garoto Yumemaru sobre custódia

da garota. Esta se transforma num monstro. O

portão que leva ao quartel general dos demônios

é revelado, e após a fuga do monstro por ele, um

sistema de proteção é ativado. Kaede chega. Não

tendo como destruir a barreira, teremos de fazer

outro caminho. Uma boa opção é voltar pelo poço

ou seguir o caminho feito por Kaede quando

Samanosuke estava preso, até porque, naquela

região, existiam portas seladas pelos elementos.

Optaremos por seguir pelo caminho feito por

Kaede. Antes de sair da mansão, entre na segunda

porta a esquerda de quem entra na mansão.

Aparentemente, era apenas uma sala de save,

porém agora, aquele carinha misterioso aparece e

conversa com Samanosuke. Ele o desafia para

entrar em “Dark Realm”, que nada mais é que a

terra dos demônios. Caso Samanosuke se saia bem,

ele conseguirá vários itens e poderá ter acesso

a uma arma especial. Caso você não queira entrar

agora nessa arena, o que diga-se de passagem é

uma decisão sábia, visto que nossas armas, itens

e golpes especiais ainda estão precisando de

melhorias, você poderá fazer isso em outro local

em que esse mesmo velhinho aparece. É o que

faremos, quando estivermos com tudo no nível

apropriado. Entrar neste ponto do jogo e vencer

as batalhas até é possível, mas lembre-se que

não é bom gastar muitos itens de cura, pois o

jogo ainda não acabou, e ainda tem muito pela

frente. Como parte da estratégia, antes de

seguir o caminho trilhado por Kaede, vamos

revisitar as áreas do começo do jogo a fim de

ganhar experiência para os “enhance” e

aproveitaremos para desvendar os puzzles

japoneses naqueles baús comentados ao início.

Primeiro lugar: saia da mansão. O caminho

trilhado por Kaede seria o da esquerda dessa

porta, trilhe então o da direita. Ande um pouco

e uma cena entrará na qual um soldado é atacado

por uma espécie de “escorpiões” que quebram uma

porta que antes estava trancada. Liquide esses

inimigos, logicamente. Por onde sairam os

inimigos, você verá uma grande lápide com o

desenho de uma estranha espada. Eu fiz isso

agora para que você memorizasse o local. Na

verdade não há nada para fazer nessa tela por

enquanto. Continue seu passeio eliminando o

máximo de inimigos que puder (e sugando suas

almas, é claro!). Chegue ao primeiro puzzle

japonês. Para decifrar esse enigma você usará o

livro “Seiryu”. A resposta é: The clan of Ogres

(terá que ser em japonês), por isso tem que se

escolher as opções: 1º, 3a e 6a, da esquerda

para a direita (tem que ser nessa ordem

obrigatóriamente). A seguir pressione OK para

encontrar dentro desse baú o item “power jewel”.

Coletada uma boa quantidade de “EXP”, prossiga

pelo caminho trilhado por Kaede, mas antes de

cruzar a porta, desça pela escada. Dentro da

caverna tem outro enigma em japônes. O livro a

ser utilizado é o “Suzaku” (não é necessário ter

os 4 volumes para decifrar esse enigma).

Resposta: “ The Gauntlet of Ogres”, opções 6ª,

1ª, e 4ª, seguidas de “OK”. Dentro do baú outra

“power jewel”. Finalmente seguiremos pelo

caminho principal, aquele trilhado por Kaede.

Ajude o soldado, e após eliminar todos os

inimigos, recebe o item “burst bullets”.

Observação: Você só conseguirá atingir os

iniimgos em cima dos telhados equipando o item

“Bow”. Logo na virada, na parede em formato

quadriculado, encontre outra “fluorite”. Na área

seguinte, tem uma porta selada pelo elemento

“thunder” no nível 3. Destranquea, Lá dentro,

temos algumas coisas interessantes. Na

estatueta, ao lado da porta, tem muitas “souls”

armazenadas. Sugue-as. Do outro lado da porta,

tem o primeiro volume do livro “Genbu”. Um pouco

adiante, tem uma estátua sem cabeça. Não é

preciso ser “bidu” para adivinhar que temos que

encontrar uma cabeça para ela. Ao lado dela, tem

um baú contendo o importante item “Vision

Staff”. Com, ele as “fluorites” seráo vistas

como um ponto luminoso. Ao lado da grande

estátua central, tem um caminho, mas nem perca

tempo indo por ele, sem ter achado a cabeça da

estátua. Volte a tela anterior e prossiga. Note

que tem uma “fluorite” bem ao lado dessa porta.

Continue por esse corredor e não perca tempo

eliminando os inimigos. IMPORTANTE: Logo após a

virada, no lado esquerdo da tela, tem um poço.

Caso você escolhese seguir por ele, teria a

oportunidade de encontrar de novo o velhinho que

te convida para ir para a arena(Dark Realm).

Daqui a pouco faremos isso. Na tela seguinte,

tem encrenca das grossas. Normalmente cavaleiros

com escudos e aqueles imbecis atirando flechas.

Vamos pelo caminho de cima. Ao final desse

caminho, tem um recarrecador de almas para

encher o especial e o “magic mirror” ao lado.

Faremos alguns enhances, principalmente nas

“orbs”. Observe esse detalhe porque a maioria

das portas daqui por diante vão exigir níveis

elevados das mesmas. Estando a porta do fundo

trancada, equipe a “Fire Orb” e destranque a

porta próxima a escada. Siga pelo corredor e no

baú perto da cerca encontre o item “medicine”.

Note que tem alguns inimigos esperando por você

lá embaixo. Não “canse sua beleza” lutando

contra todos deles. Apenas corte a corda que

segura a carriola e essa detonará uns três

deles. Acabe com o último e pegue mais uma

“fluorite”. Desça e cruze a próxima porta.

Prepare-se para o pior.

Chefe: É de amargar. O ataque dele não tem

defesa e para piorar ele vem com ajudantes.

Equipe de imediato a lança “Shipuu” e gaste os

especiais de forma que atinja a todos. Matando

os assistentes, o esquema é manter muita

distância do grandão (o machado dele tem um

alcançe enorme!). Daí você pode minar a

resistência do chefe usando flechas, mas a minha

tática é esperar o momento correto e sequelá-lo

com os especiais.Não tente o combate corpo a

corpo. Nessa sala também tem baús, não vá atrás

disso antes de matar os inimigos. Tome distância

e vá sugando as “souls” que saem do corpo dele.

Matando-o, colete muitas “souls”. No primeiro

baú perto da porta, encontre a “Statue Head”. No

outro baú, encontre “bullets”. Entre esse baú e

a última tocha perto da parede, tem o item

“Decorated Sword”. De volta ao jogo, teremos

três objetivos a cumprir. O primeiro será

colocar a cabeça que acabamos de pegar naquela

estátua sem cabeça comentada anteriormente.

Insira a “Estatue Head” na estátua. Isso

permitará o acesso a um baú, num corredor ao

lado da grande estátua, contendo a arma

“Matchlock”. Agora, antes de seguirmos em

frente, vamos até a arena (“Dark Realm”),

coletar alguns itens e conseguir mais “souls”

para elevar os níveis de armas e itens.

Arena (“Dark Realm”): A primeira consideração

que se tem a fazer é que quanto mais cedo você

entrar na arena, mais “souls” os monstros

deixam. Se você atrasar demais, você ficará mais

forte, é verdade, já que terá tempo para elevar

todas as armas e especiais ao máximo. Além do

mais poderá pegar a melhor armadura de

Samanosuke. Mas é preciso pensar se valerá a

pena entrar nessa arena mais cedo, agora ou mais

tarde. São vinte fases com os mais variados

tipos de inimigos. Você encontrará, em algumas

dessas fases, baús contendo itens. Dentre eles

poderemos destacar: três “fluorites”,

“medicines”, “herbs”, “talisma” e no último

deles, o item “Bishamon O.” Eu poderia até

descrever cada estágio, mas tem alguns deles, em

que os inimigos são diferentes, dependendo da

vez em que você entrar. Pode acontecer também de

o baú não parecer na fase que eu apontar. De

qualquer forma, a título de ilustração, vou

comentar resumidamente a minha passagem por esse

local. Se você estiver sem itens de cura ou

especiais, após determinado número de estágios,

entre na luz intensa de cima para baixo, que te

levará de volta à entrada. Para passar ao

próximo estágio, entre na luz intensa de baixo

para cima. Embora você possa ir e vir várias

vezes, a conselho você a fazer os vinte estágios

numa “pancada só”.

Dicas Gerais:

1. 1. Use a espada e ”Enriyu” na maioria dos

estágios. Ela é lenta, mas é bem mais forte que

as demais.

2. 2. Use o especial “Kouen” em inimigos fortes,

e finalize com o “fatality”.

3. 3. Quando precisar alternar a arma, siga com

a “Raizan”. O especial “Shiden” é muito útil

contra cavaleiros com armaduras e contra os

monstrengos com machado.

4. 4. Se precisar usar itens de cura, prefira

usar o “medicine”. Deixe os “herb” para darmos

“enhance” mais tarde e transformá-los em novos

“medicine”.

5. 5. Você pode entrar várias vezes na arena

para coletar itens, tais como o “talisman”

(somente o item “Bishamon O.” é que pode ser

coletado uma única vez), mas não sei se esse

esforço vale a pena.

6. 6. Não gaste golpes especiais nos primeiros

estágios da arena, a não ser em casos especiais.

7. 7. Tenha sempre especiais reservados para o

15º estágio em diante.

8. 8. Sempre que a tela estiver infestada com

inimigos, use o especial “Arashi”.

9. 9. A lança “Shippuu” é rápida, porém seu

poder de ataque é pequeno. Seu uso deve se

restringir a inimgos fracos.

1º estágio: Só aparecerão caveiras

2º estágio: É a vez dos ninjas “básicos”

3º estágio Começou a dificultar: caveiras,

acompanhadas de dois samurais com armadura

vermelha

4º estágio: Quatro incômodos samurais de

armadura vermelha

5º estágio: Ninjas básicos, acompanhados dos

samurais de armadura vermelha

6º estágio: Esse é um estágio “relax”. Só

aparecem aquele monstro com espetos nas costas

7º estágio: Somente escorpiões

8º estágio: Monstros com espetos nas costas e as

“nuvens malditas” para atrapalhar. Aparece o

primeiro baú, contendo “fluorite”.

9º estágio: Monstros com espetos na costas,

ajudados por três gigantes empunhando o machado.

No segundo baú da arena, encontre o item

“medicine”.

10º estágio Uma combinação difícil, gigantes com

machado e “nuvens malditas”. Nesse terceiro baú,

encontre o item “soul absorver”. O maior

problema nosso é a tal da “mira automática”.

Você quer bater no grandão e acaba acertando a

nuvem...

11º estágio: Somente monstros com tentáculos.

Uma boa opção é usar o especial “Arashi” quando

tiverem muitos deles na tela. No quarto baú,

outra “fluorite”.

12º estágio: Outra combinação desagradável:

monstros com tentáculos e “nuvens malditas”.

13º estágio: Monstros com tentáculos e

escorpiões. Uma boa combinação... você poderá

bater em tudo o que se mover.... No quinto baú,

encontre o importante item “talisman”, que nada

mais é do que um ressuscitador automático.

14º estágio: Agora o tempo vai começar a fechar:

aparecerão monstros que se desmaterializam. No

sexto baú, encontre um “herb”

15º estágio: Na minha opinião, essa é a pior

combinação do jogo: monstros que se

desmaterializam e aqueles dos tentáculos que se

duplicam ao serem derrotados. Espero que você

tenha muitos especiais para usar...No sétimo

baú, encontre mais uma “fluorite”

16º estágio: Um pequeno refresco, mas não muito,

ninjas evoluídos que deixam sombras para

confundir. No oitavo baú, encontre um “herb”.

17º estágio: A segunda pior combinação: samurais

de armadura vermelha, acompanhados dos samurais

com armadura e escudo. O especial deverá “comer

quente” aqui.

18º estágio: A quarta pior combinação: ninjas

evoluídos, acompanhados dos inimigos que se

desmaterializam. Daqui por diante, caso você não

tenha especiais, vai gastar item de cura “a

rodo”. No nono baú, outro “herb”

19º estágio: Mais um estágio de lascar, ninjas

evoluídos e samurais com armadura e escudo.

20º estágio A terceira pior combinação, monstros

que se desmaterializam, e os “fortões” com seus

machados. Se estiver sem nenhum golpe especial,

vais apanhar até...

Terminada essa “pedreira”, vamos voltar lá para

o começo onde os escorpiões destruíram a porta.

DICA: Na área aberta, em que aparecem os

soldados com escudo, utilize o especial “Shiden”

para detoná-los. A seguir suba pela varanda, e

na tela seguinte recarregue todo o seu especial.

Volte e repita a operação enquanto apareceram

mais desses soldados. Insira a “Decorated Sword”

na lápide. Esta se abaixará e revelará uma

porta. Seguindo por ela, tem um corredor e uma

ponte suspensa sobre o lago. O caminho da

esquerda nem pensar, pois apenas Kaede pode

abrir a porta. Só nos resta o caminho do fundo.

Equipe a “Wind Orb” e destrave a porta. Mais uma

vez dois caminhos. Siga em frente até chegar em

uma espécie de cais. Note que tem uma roldana

que controla uma espécie de ponte. Equipe o

“bow” e mire na corda, em diagonal, para

arrebentá-la e descer a ponte (essa estúpida

idéia do Guizucker veio bem a calhar!). Cruzando

a ponte, encontre mais “bullets” no baú. No

fundo dessa sala, corte a cortina, e no

compartimento secreto, ache um “talisman”. Não

tendo mais nada nesse local, vamos voltar à

bifurcação e seguir pelo caminho da esquerda.

Colado na porta, encontre o “Journal #6”. É a

última mensagem de Saimyou antes de morrer. Ele

ensina como destruir o olho que protege a

entrada do quartel general dos demônios. Observe

a figura de fundo e entenderá. Após a próxima

porta, outro corredor. Ignore a porta no meio do

caminho, e siga em frente. Na saleta, encontre

mais “bullets” no baú, o terceiro volume do

livro “Genbu” e ao fundo, o “East Area Map”,

cortando a cortina que cobre o compartimento.

Nada a mais nessa sala. Sigamos pelo outro

caminho. Lá dentro, prefira ir subindo as

rampas, a enfrentar o inimigo no térreo. É que

os arqueiros lá de cima vão incomodar um bocado.

Ao final da rampa, no bau ao lado da escada,

encontre o item “Magic Jewel”. Suba a escada,

detone os inimigos. Encontre os itens “Power

Jewel” ao lado do cadáver, na parte externa do

telhado, e seguindo essa mesma parte externa,

encontre um “Soul Absorber”. Na parte interna do

telhado tem mais uma “fluorite”. Não é preciso

dizer que nesse local há inimigos. A maneira

mais fácil de derrotá-los é derrubando-os do

telhado. Ao fazer isso, fique pressionando o

botão “O”, até que as “souls” subam lá de baixo.

Esgotado os itens, vamos descer até o térreo e

pegar o item “bullets” no baú. Destranque a

porta selada pelo elemento “Wind” no nível 3. Na

parte externa, elimine alguns ninjas, e siga

pelo portão de grades. Muito cuidado com os

inimigos que se desmaterializam. Absorva as

almas do “gauntlet” no pedestal à direita, após

matar os inimigos. Depois siga pela porta ao

lado. Continue pela trilha na floresta. Ao

cruzar o próximo portão, enfrente dois samurais

com escudo. O primeiro à direita, você elimina

pelos métodos conhecidos. Quanto àquele do outro

lado, banque o esperto. Atraia-o para a ponte,

saia dela e corte a corda que a sustenta. “bye

bye” inimigo. No lado direito, atrás da

cachoeira, encontre um “Trick Treasure Box”. A

solução é a seguinte: Inferior esquerda –

superior direita – inferior direita – inferior

esquerda – inferior direita. Dentro do baú,

pegue a “Great Armor”. Equipe-a para deixar

Samanosuke mais resistente a ataques. Siga pela

porta de madeira do outro lado. Na baú ao sul da

tela, encontre outro “medicine”. Reabasteça a

energia das “orbs” e use a opção “Enhance” para

melhorar seus equipamentos. Nesta sala, ao lado

do local onde você pode recarregar o MP, tem

mais um daqueles baús contendo charada. Para

isso, precisaremos do último volume que nos

falta do livro “Genbu”. Estando a porta ao lado

trancada, só nos resta descer a escada. Lá em

baixo, veja mais uma “fluorite” piscando. Após

pegá-la, entre no barco e Samanosuke será levado

a uma outra construção. Ao descer da embarcação,

siga pela porta logo à frente. Nessa outra sala,

pegue o “Great Bow” no altar ao fundo. Uma cena

em CG entra, na qual a porta pela qual ele

passou se fecha, e um conjunto de escorpiões

invade o local. A seguir, a cena muda para

Kaede, que está com o mesmo problema. Agora

teremos que seguir com ela, a tática é evitar ao

máximo combates com os inimigos, já que de nada

adianta para ela matá-los. Mate esse primeiro

escorpião, caso ele te atrapalhe o caminho e na

ponte, tome o caminho à esquerda. Use o “Shinobi

Kit”, para destrancar essa porta. No corredor

seguinte, nem dê bolas para os escorpiões, e

vire à direita. Pegue mais algumas “kunai”

dentro do baú. Entre na porta ao lado. Dentro da

sala, encontre mais “fluorite”, à esquerda da

porta de entrada, e um “herb” à direita da

estátua. No estreito corredor, ao lado da

estátua, quebre os vasos, e encontre o livro

“Apocalipse #2”, em cima do balcão, no fundo da

sala. Esse livro fala do rei dos demônios, que

nós já conhecemos, mas não em sua forma real.

Volte ao corredor anterior, e na bifurcação siga

para o norte. É provável que você tenha que se

livrar dos escorpiões, mas nada que preocupe.

Use novamente o “Shinobi Kit” para destravar a

porta. Passe correndo por esse cenário, que você

já conhece, e entre no portão de grades, à

frente. Faça o mesmo que na área anterior, e

siga pela porta à frente, evitando qualquer

confronto com os ninjas. Trilhe o caminho na

floresta, igual você tinha feito com Samanosuke.

Ao cruzar o portão, mais ninjas aparecerão. Se

for difícil de passar por eles “na boa”, parta

“para o pau”. O primeiro deles, perto da ponte,

é muito propenso a ser derrubado no abismo.

Cruzando a porta do outro lado, salve o jogo.

Você está na sala que Samanosuke acabou de

passar. É inútil descer a escada, como ele fez,

pois não haverá outro barco, por isso, use o

“Shinobi Kit” para destrancar a porta ao lado do

baú, pela qual Samanosuke não conseguiu passar.

No próximo corredor, inimigos fracos. Até que

vale a pena liquidá-los. Dentro da sala

seguinte, quebre os tapumes, e encontre “normal

arrows” no baú. Provavelmente aparecerá um

cavaleiro com escudo e mais alguns ajudantes.

Sugiro que você só bata o suficiente para abrir

caminho e passe vazado pela porta. A seguir, um

corredor contendo dois caminhos. Seguindo para o

sul, e quebrando o vaso à direita da porta, você

obterá mais “kunai”. Não adianta continuar

seguindo para a direita, pois tem uma porta

trancada e só após obtermos uma chave é que

poderemos seguir por aí. Dessa forma, volte e

trilhe o caminho ao norte. Os inimigos são bem

tolos, detone-os. Cruzando a porta ao final do

corredor, salve seu jogo no “magic mirror”. Suba

a escada ao lado dele. Lá em cima, quebre as

caixas e à direita, encontre o 4º volume do

livro “Genbu”. À esquerda, outra “fluorite”.

Desça a escada. Antes de prosseguirmos, vamos

resolver a charada daquele último baú, pois se

avançarmos demais no jogo, não haverá mais

volta. O caminho até lá é barra!. A volta idem,

Kaede é muito fraquinha. Chegando nele, entre

com a resposta: “Dragon Orb”, que traduzida para

o japonês, indica as opções 3ª e 6ª, da esquerda

para a direita. Essa charada é diferente das

demais, porque só tem duas palavras como

resposta. Dentro desse baú, encontre outra

“magic jewel”. Note que após o seu uso, as

barras de MP e de HP de Samanosuke estarão no

máximo. Volte até aquela escada onde paramos e

siga o caminho adiante. No corredor a seguir,

derrube o inimigo que sobe pela sacada e seja

rápido para detonar os arqueiros, que irão lhe

meter flechas. Entre na última porta, ao fundo.

Encontre um “herb” dentro do baú., e o quarto

volume do livro “Suzaku”, nas estante, do lado

esquerdo desse baú. Tem ainda a última (nº 20)

“fluorite” em cima do último caixote de madeira,

do lado direito da tela. Suba a escada. Nessa

sala, tem mais um, e o pior de todos os “trick

treaure box”. São sete movimentos para se

completar a seqüência. A ordem é a seguinte:

esquerda, esquerda, meio, direita, direita,

meio, meio. Dentro desse baú, encontre a

“Decorated Arrow”. Ignore o ninja e desça a

escada, saindo dessa sala em seguida. Ao atingir

o corredor, entre na porta à direita da tela.

Dentro dessa sala tem uma grande estátua. Siga

pelo corredor à esquerda dela. Chegando no

altar, retire a “Great Arrow” das mãos do

dragão. O mecanismo é acionado e a porta é

trancada. Para abrí-la, coloque agora a

“Decorated Arrow” nas mãos do dragão. Isso fará

com que a porta por onde você veio seja

liberada, e destrancará o baú negro que está em

frente à grande estátua. Dentro desse baú,

encontre a “Green Key”. Faça todo o caminho de

volta até o corredor que continha a bifurcação

dos caminhos, e em vez de cruzar a porta por

onde você veio, vá para o sul da tela e destrave

a porta usando a “Green Key”. DICA: Se no

caminho aparecer um caveleiro com escudo, não o

enfrente, cruze a porta mais próxima e volte por

ela mesma. É bem provável que ele tenha sumido,

e no seu lugar, aparecerão inimigos bem mais

fracos. Entrando pela porta que acabamos de

destravar, haverá uma espécie de sacada. Desça

pela escada à esquerda da porta. Lá embaixo,

siga para a direita e suba no barco. Kaede será

transportada para o local onde Samanosuke

desembarcou há pouco. Ao chegar até a porta, ela

vê Samanosuke cercado pelos escorpiões e para

piorar as coisas, ela avista um monstro que se

aproxima e nada poderá fazer, já que a porta

está trancada.. Ela olha um barco cheio de

pólvora, e uma idéia lhe vem à cabeça. A cena

retorna para Samanosuke. O monstro arrebenta a

parede e pretende extrair o sangue do herói para

ofertar a Nobunaga.

Chefe: Muito fácil, mas demorado. Essa abelha

gigante é muito “pentelha”. Você terá que

enrolar bastante na batalha. Defenda-se dos

ataques dos escorpiões e da abelha. Quando der

uma brecha, dê uma seqüência de ataques nos

inimigos ou no chefe, e defenda-se novamente.

Use a espada “Enryuu” ou a lança “Shippuu”, que

são as armas mais adequadas para esse combate.

Assim que você usar o golpe especial “Arashi “,

o chefe ficará “tonto” por alguns segundos.

Aproveite para detoná-lo. Minha tática é essa:

Use a lança “Shipuu” e o especial “Arashi”. Após

acertar o monstro, equipe a a espada “Raizan” e

emende o golpe especial “Shiden”. Quando não

tiver escorpiões na tela, defenda-se do golpe da

abelha, e a seguir, equipe rapidamente a arma

“Bow” ou “Matchlock”. Acerte-o umas três vezes,

equipe outra arma e volte à postura defensiva.

Quando o especial “Arashi” acabar, equipe a

espada “Enryuu” e fique defendendo e matando

escorpiões para sugar mais “souls” e encher o

especial novamente Eu escolhi essa arma, porque

ela é mais forte, e com dois ou três ataques, é

capaz de matar um escorpião. Quando for defender

os ataques da abelha, lembre-se que ela pode dar

uma porrada, ou duas. Ela também pode atacar

seus próprios aliados. Se aparecer oportunidade,

aproveite para seqüelar a abelha com ataques

normais, ou outros especiais, nos momentos em

que ela estiver próxima do chão. Se você fizer

direitinho, nem vai precisar usar itens de cura.

Após derrotá-la, Kaede explode o navio de

pólvora e incendeia o local. Samanosuke foge e o

monstro segue atrás dele. O chefe é atingido por

vigas que desmoronaram, fica envolto por chamas,

e é destruído. Uma grande explosão destrói a

casa. Kaede e Samanosuke conseguem fugir,

pulando no rio. Ao acordar em terra firme,

Samanosuke vai até Kaede, que está ferida. Ele a

leva para a mansão e a deixa descansando. Irado,

ele quer ir até o fim para salvar Yumemaru e a

princesa Yuki. No comando do personagem, volte

ao salão central e vá até o “magic mirror”, na

segunda porta à esquerda. Faça vários “enhance”,

principalmente em itens de cura e em balas da

arma “Matchlock”. Se quiser transformar algumas

“normal arrow” em “flame arrow”, também é bom.

Vá até aquela sala onde uma barreira de energia

impede Samanosuke de passar. Use o item “Great

Bow”. Aparece uma cena em CG, na qual a flecha

sagrada atinge olho que gera a barreira, e esta

é destruída. O demônio cientista aparece, e traz

consigo sua última criação, um samurai de

arrepiar!

Chefe (Marcelus): Bem difícil. Alguns ataques

deles são indefensáveis. Pior que isso é que ele

derruba Samanosuke, que demora a se levantar e

com isso toma um outro golpe especial por cima.

Não deixe a energia vital do personagem muito

baixa, ou “bai, bai” (a não ser que você tenha

“talisman”). Apesar da pesada armadura, ele tem

muita velocidade. Movimente-se bastante e tente

pegá-lo de costas quando o ataque dele passar

“em branco”. Aplique todos os golpes especiais,

até que ele perca o escudo. A partir daí os

ataques deles mudam, e particularmente acho que

fica muito mais fácil. Ele terá dois ataques, um

combo de espadadas, e um outro ataque com ambas

as espadas, que é indefensável. Ainda bem que

raramente ele usa esse ataque. Fique perto da

porta de entrada, defendendo. Assim que o combo

de espadadas terminar, encaixe um golpe

especial, e na falta desse, use a espada

“Enryuu” e dê alguns “combos”. Nem pense em usar

a “Matchlock” ou o “Bow”, se ele estiver perto,

pois esse chefe é veloz demais. Agora, caso você

consiga tomar muita distância dele, é uma boa

opção, dá para dar uns quatro tiros “na boa”.

Quando der um intervalo, ou após a luta, pegue o

item “medicine” no baú.

Após a vitória, muitas almas vagarão pelo local.

Sugue todas. Não tente voltar daqui por diante,

pois a porta pela qual você cruzou está

trancada. Seguindo pela porta adiante,

recarregue seu poder mágico na fonte. Salve o

jogo no “magic mirror”. Ao lado dele, encontre o

“Dark Realm Map”. Nessa sala tem um segredo. Use

o item “Bishaman O.” na grade do lado direito da

tela. A grade se contrairá, revelando uma

passagem secreta. Siga por ela.

Passagem Secreta: Dentro dela, examine a espada

encravada no peito de um esqueleto. A espada

virá para as mãos de Samanosuke. Receba a

“Bishamon Sword”, a mais poderosa espada do

jogo, com golpe especial infinito.

De volta à sala anterior, siga pela porta perto

do “magic mirror”. Na longa descida em curva,

use a espada que acabamos de encontrar, e será

moleza detonar os inimigos com tentáculos. No

meio da descida, você verá uma espécie de

membrana orgânica. Passe logo por ela, pois ela

transporta monstros para esse local. Ao final

dessa cansativa descida, haverá outro daqueles

inimigos que se desmaterializam, e ainda dois

itens “medicine” encostados na parede de ossos.

Entre pela passagem e pela porta a seguir. Ao

adentrar, uma cena em CG, na qual Yuemaru e a

princesa Yuki estão presos num pilar. Um demônio

gigante aparece. Na verdade é aquele demônio que

encontramos o jogo todo, só que em sua forma

atual. Assistindo a tudo isso, Nobunaga, que

ainda mantém a flecha que recebeu quando era

vivo, encravada no peito. Um raio atinge a

princesa Yuki. Vamos com tudo para a última

batalha do jogo.

Chefe Final (Fortinbras): Outro daqueles de

amargar, trata-se do rei dos demônios. Ele tem

quatro ataques básicos. Um físico, com as mãos.

Esteja sempre defendendo. Outro, das bolas de

energia. Olhe a sombra delas no chão para ver

aonde é seguro ficar. Não adianta defender. Tem

um terceiro ataque, na qual ele cospe fogo.

Nesse tipo de ataque, é melhor estar num canto

da tela e correr em direção ao outro. Em

condições normais, esse fogo não atinge o

extremo sul da tela. E um quarto ataque, no qual

ele solta raio laser frontal, com os olhos. Esse

raio pode vir em seqüência ao ataque das bolas

de energia. Você tem que bater muito nele ou

aplicar golpes especiais, para que ele abaixe a

cabeça. Daí é só seqüelar. Com a “Bishamon

“Sword” é fácil matá-lo. Se você usar os

especiais para que ele abaixe a cabeça logo,

também é uma ótima opção, se bem que irão fazer

falta na hora de bater na cabeça dele, já que é

isso que conta e não as porradas que damos para

que ele se abaixe. Vale também usar a

“Matchlock” e o “Bow”, mas estes tem seus

melhores resultados, se usado para atacá-lo,

quando ele estiver com a cabeça baixa.

Derrotando o chefe, uma fantástica cena em CG

entra, na qual Kaede, Yuemaru e Yuki fogem. O

local está desmoronando. Samanosuke é pego pelo

monstro, e ao derramar sangue sobre o

“gauntlet”, ele se transforma num demônio, e

massacra o chefe. A seguir, ele volta para a

forma humana, e aproximando-se dele, vemos

Nobunaga. Depois, aparece os dizeres contando o

destino de cada um dos personagens. Samanosuke

está desaparecido, e ninguém nunca soube o que

aconteceu com ele. Yumemaru e Yuki partiram numa

viagem, e Kaede, vivendo uma vida normal, morreu

catorze anos depois, numa guerra. A guerra entre

os clã acabou mas a estória ficou no ar. O que

teria acontecido com Nobunaga, seu fiel seguidor

e mesmo Samanosuke? Somente em Onimusha 2 é que

poderemos talvez obter alguma resposta. Esse foi

o jogo com final mais misterioso que detonei até

hoje Após o “staff”, você verá o tempo em que

você terminou o jogo, as fluorites que pegou

(são vinte, no total), a quantidade de almas

absorvidas e o número de inimigos derrotados. E

ainda quantos níveis do “Dark Realm” você

desceu. Por último, veja o “ranking” que você

recebeu (é coisa da Capcom, mesmo!).

Final do jogo:

• Ao final do jogo, será oferecida a opção de se

gravar o “game”. Confirme, e novos modos de

batalha estarão disponíveis. Nota: Uma vez feito

isso, toda vez que você ligar o jogo, o PS2 irá

ler automaticamente o “memory card” e habilitar

“de cara” as novas opções que habilitamos, e que

descrevo a seguir. Haverá uma nova opção no menu

(Special Feature). A primeira, “Special

Trailer”, é para assistir a um “demo” de

Onimusha 2, e a segunda, “Oni Spirits” (é

preciso ter coletado as 20 fluorites), é um

“minigame” bônus. E até que é bem legal, você

vai quebrando vasos e conseguindo itens, armas e

“orbs”, além de enfrentar alguns inimigos, antes

que o tempo de vida acabe. Nessa primeira versão

do detonado, não vou comentar sobre esse “game”

bônus. Ele provavelmente será feito em detonado

à parte.

• Se você for iniciar um novo jogo, terá algumas

opções a mais. Se você escolher a opção

“Samanosuke extra”, ao invés de “Samanosuke

normal”, e iniciar o jogo, terá uma

novidade.....Isso não é um Samurai, isso é uma

“BICHONA” disfarçada de urso panda. Foi a coisa

mais “gay” que vi até hoje... Sem falar no

filhote de ursinho que fica na frente da roupa,

se mexendo. Como botão “L2”, você poderá

deixá-lo menos boiola, retirando a cabeça de

panda da fantasia.

• Após terminar o jogo pela primeira vez, e

iniciar um novo jogo, a opção “Easy Mode” estará

disponível. Não sei para que serve jogar num

modo mais fácil do que aquele que usamos para

zerar o jogo.

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