Winning Eleven 7
Legenda:
O: bola
[]: quadrado
/: triângulo
X: xis
De início, vamos relembrar os movimentos
básicos, :
Com a bola:
L1: segurar a bola mais perto do corpo, maior
controle, para se deslocar em espaços pequenos.
L2: ativar a postura do time (barra em cima do
nome do jogador - usando os botões R1 e R2 ao
mesmo tempo) ou as táticas ([], O, X e /).
R1: correr.
R2: correr médio.
Direcional e/ou analógico esquerdo (L3):
movimenta o jogador.
X: toca a bola próxima ao companheiro.
/: toca a bola na frente do companheiro.
[]: chuta a gol (no ataque), chutão (na defesa).
O: lançamento, de quase todos os locais do
campo.
Chutão, dentro ou nas proximidades de sua área
de defesa.
Cruzamento, estando ao lado da área adversária:
1 vez - bola no segundo pau, quase sempre
pingando.
2 vezes - bola no primeiro pau, a meia altura,
reta.
3 vezes - bola rasteira, atravessando a área.
Sem a bola:
L1: trocar o jogador que você controla.
L2, R1 e R2: as mesmas funções de quando se
ataca.
X: tranco com o ombro e segurar o adversário, e
levar o seu jogador em direção à bola.
/:. tirar o goleiro, dois toques o faz, muitas
vezes, retornar.
[]: longe da bola, carrinho; perto dela, no
contato físico com o adversário, tranco legal
como ombro, usando a força.
O: carrinho.
Driblar:
Driblar, na planilha de habilidades dos
jogadores significa, na verdade, o jogador mudar
rápido de direção, e não se livrar de jogadores
e progredir com a bola. Para poder manter a
bola, é necessário que o jogador tenha várias
outras habilidades que, combinadas,
possibilitará a ele deixar os adversários
'comendo poeira'. Por exemplo, um jogador que
tenha bom controle de bola e pouco Body Balance
(o que o deixará mais leve), consegue manter a
bola em controle e fazer boas jogadas, mas
levará desvantagem no corpo-a-corpo, como é o
caso de Zidane, que dribla bem para caramba, mas
pouco consegue progredir com a bola no pé, oque
não acontece com Recoba e Rivaldo, por exemplo.
O interessante é utilizar as características dos
jogadores que você tem para confundir o
adversário, isso sim é drible. Pires se protege
bem dos adversários, além de ter cortes bem
rápidos, já Maradona tem um drible curtíssimo,
ótimo para os que têm muita habilidade com os
dedos.
Vão aqui alguns macetes para conseguir abrir
espaços nas defesas adversárias:
O + X: novidade, pois antes só era possível se
fazer o corte usando o [], e do campo do
adversário, lembram? Agora, pode ser feita de
seu campo de defesa também.
L1: esse botão, enquanto pressionado, aumenta o
domínio da bola. Isso quer dizer que dribles
podem ser feitos em pequenos espaços, mas
cuidado: a bola pode ser mais facilmente roubada
pelo adversário, já que seu jogador estará mais
lento. Se pressionado e mantido antes de receber
a bola, o domínio da bola será facilitado.
L1 + L1 + L1: as velhas pedaladas... essa todo
mundo sabe...Só que tem um plus: pra dar
pedaladas sem parar, aperte o R1 mais duas
vezes, depois continue no L1, e assim
sucessivamente, que o jogador irá fazer direto
esse movimento.
R1: adianta a bola, mais a saída (arrancada
inicial) é mais lenta. Se está recebendo a bola
por cima, aperte o botão um pouco antes e o seu
jogador dará uma bela levantada de bola...pra
que serve? Mais à frente farei um pequeno
comentário a respeito...
R2: adianta a bola do mesmo jeito, mas se deve
colocar para uma direção de 45º em relação a que
você estava ( se vai pra esquerda, R2 + diagonal
esquerda pra baixo ou pra cima). Preste atenção
que, dependendo do jogador o adiantamento terá
diferentes desenlaces: se você usa Pires, ele
adianta a bola com um corte muito mais rápido do
que a maioria dos jogadores, saindo com o
domínio da bola. Mas, se for com Babangida, meu
Deus, como ele é horrível, será um algo não
muito bom. Com Owen, ele adianta a bola, mas
fica ainda muito perto dela.
R2 + R2: esse botão apertado duas vezes faz com
que o jogador dê uma rápida pedalada, escondendo
a direção que você tomará em seguida, sendo
feita até a arrancada com o R1.
R1 e/ou R2: Aperte um desses dois botões, antes
de seu jogador tocar na bola, indicando uma das
direções possíveis ( se está a o seu jogador
virado para a parte debaixo da tela, você pode
ir pra baixo e suas diagonais). Dessa forma, se
você estiver usando um dos jogadores de
velocidade, deixará o marcador na saudade, com
um só toque na bola. É bom lembrar que o R1
mandará a bola pra mais longe, preste atenção no
espaço que você terá para fazer isso.
R1 + R2: usar esses comandos em conjunto podem
te possibilitar algumas fintas interessantes.
Todo mundo conhece a adiantada de bola correndo,
apertando para o lado duas vezes, não é verdade?
Mas olhe só essa: se vier correndo para a
esquerda, usando o R1, faço o seguinte: um pouco
antes de o jogador tocar na bola de novo, aperte
o R2, e direcional em um ângulo de 45º em
relação à direção pra onde você está correndo. O
seu jogador dará uma bela adiantada na bola,
deixará os adversários pra trás literalmente,
todavia sem se desviar. Nem precisa dizer que é
ótimo com os jogadores mais velozes do jogo, não
é?
Outra finta é a seguinte:a corrida intercalada
com uma pedalada rápida: correndo da mesma
maneira, aperte R2 duas vezes seguidas, um pouco
antes de seu jogador tocar na bola, pressionando
o direcional numa direção de 90º em relação a
que seu jogador corre: aí!!! Se for com Ronaldo,
ele dará a velha pedalada, em seguida colocará a
bola em uma direção bem rápida tirando, se bem
executado, a defesa toda de tempo.
Combinações de botões:
Existem combinações de botões no jogo que podem
confundir o adversário e produzir belas jogadas.
Umas que requerem treino para serem feitas,
outras que estão escondidas no jogo. Comecemos
pela finta com os dois pés, dificílima de fazer,
e difícil de utilizar também:
Corra com o seu jogador para a esquerda usando o
R2, antes de ele tocar na bola de novo, aperte,
ainda segurando o R2, para cima ou para baixo,
em seguida para a esquerda de novo. Ele tocará a
bola de um pé para o outro, podendo passar no
meio de dois adversários. Os jogadores que
melhor fazem essa jogada têm uma estrela no
atributo 'BF FAKE'.
Como já se notou o nosso jogador pode ter seis
velocidades conduzindo a bola: uma mais lenta no
L1, outra sem apertar botão nenhum, mais uma
intermediária usando R2, a do R1, a mais
conhecida, a que você usa adiantando a bola com
dois toques com o direcional na direção em que
ele está correndo, e a que combina o R1 e o R2.
Utilizá-las de forma mais inteligente pode
facilitar bastante o seu trabalho. Treinem
bastante elas, e verá resultados, principalmente
aqueles que gostam de jogadores de velocidade e
usam muito o contra-ataque.
O R2 para a maioria seria só na hora das
arrancadas e pequenas adiantadas... para a
maioria, mas para vocês, ele terá agora um uso a
mais: movimentar o jogador (???????)... para dar
dribles de corpo sem a bola, entre outras
coisas. Quando uma bola for cruzada, ou lançada,
ou até tocada, experimente usar o R2... você
verá que o jogador se movimentará, sem obedecer
à trajetória da bola. Dá pra fazer montes de
fintas nos adversários com essa manha.
Mais uma forma de utilizar o R1 é levantando a
bola , depois de ela estar no ar. Antes de seu
jogador tocá-la aperte o R1, ele a levantará...
belo... ,mas serve pra quê? A Konami colocou
isso aí só pra enfeite, foi? Claro que não!!!
Existem algumas possibilidades a serem feitas
como uso dessa técnica. Aqui vão elas: voleio,
com um chute forte; bicicleta, à lá Rivaldo -
coisa que nunca noticiei ou ouvi falarem - esse
movimento tem a aplicação tão difícil que poucas
pessoas o vi usando; banho, lançamentos e assim
por diante... faça-o usando o R2 para movimentar
o jogador e direcional, para indicar para onde
ele deverá matar a bola.
Outro lance interessante é o: drible da vaca
Com a bola sob seu domínio, pressione o L1,
caminhando na diagonal esquerda + cima, se o
jogador vem por baixo, solte o L1, apertando o
R2 e esquerda rapidamente, ele jogará a bola de
um lado e pegará do outro. Tá difícil? Coloca um
jogador que tenha uma arrancada boa e tenta de
novo...É uma coisa quase que casual, difícil de
fazer, mas que acontece algumas vezes quando
jogador de velocidade está vermelho.
Elástico...Lembram do Rivelino? Do Fenômeno
Ronaldo, ou até do Boban, na boa fase? Pois o
Final Evolution reservou um espaçozinho para
esse drible, mesmo que meio capenga o drible.
Não aperte o direcional, em seguida, coloque-o
para uma das diagonais esquerdas... deu pra
notar que ele adiantou um pouco a bola, não foi?
Faz assim: antes de o jogador tocar na bola de
novo, aperte o R2, o cara esticará a perna para
pegar a bola, como se fosse um elástico,
enganando o beque, que já ia pra o outro lado.
Mas não tente fazer isso sozinho, essa finta é
mais facilmente feita perto do adversário, como
se fosse uma forma de o seu jogador manter a
posse se bola... lembra bastante a aquela
esticada de perna que o jogador faz pra não
perder a bola pra outro que já está bem perto
dela.
Quem gosta muito de jogar pelos lados do campo,
usando o popular 4-3-3, já notou que existe uma
dificuldade na hora de cruzar pra o
centro-avante : ou a bola vai lá no segundo pau,
se apertar uma vez O, se apertado duas vezes à
meia altura... aí fica difícil... a solução para
fazer os lançamentos e cruzamentos para o meio
da área é bastante fácil: antes de apertar o O,
segure o L1, pronto a bola vai em direção á
marca do pênalti. Essa técnica de cruzamento
serve também quando apertado duas ou três vezes
a O, e de qualquer local do campo, até da
defesa. Outro meio de fazer esses cruzamentos é
apertando o R1, um pouco antes de o jogador
bater na bola... isso aumentará a velocidade do
cruzamento ou lançamento, mesmo que não se use o
L1.
Passar os dois pés por cima da bola
Essa é mole! É passar o dedo no analógico
direito fazendo um movimento de 360 graus. Isso
com o jogador correndo com a bola dominada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário