3 de ago. de 2010

Winning Eleven 7

Winning Eleven 7

Legenda:

O: bola

[]: quadrado

/: triângulo

X: xis

De início, vamos relembrar os movimentos

básicos, :

Com a bola:

L1: segurar a bola mais perto do corpo, maior

controle, para se deslocar em espaços pequenos.

L2: ativar a postura do time (barra em cima do

nome do jogador - usando os botões R1 e R2 ao

mesmo tempo) ou as táticas ([], O, X e /).

R1: correr.

R2: correr médio.

Direcional e/ou analógico esquerdo (L3):

movimenta o jogador.

X: toca a bola próxima ao companheiro.

/: toca a bola na frente do companheiro.

[]: chuta a gol (no ataque), chutão (na defesa).

O: lançamento, de quase todos os locais do

campo.

Chutão, dentro ou nas proximidades de sua área

de defesa.

Cruzamento, estando ao lado da área adversária:

1 vez - bola no segundo pau, quase sempre

pingando.

2 vezes - bola no primeiro pau, a meia altura,

reta.

3 vezes - bola rasteira, atravessando a área.

Sem a bola:

L1: trocar o jogador que você controla.

L2, R1 e R2: as mesmas funções de quando se

ataca.

X: tranco com o ombro e segurar o adversário, e

levar o seu jogador em direção à bola.

/:. tirar o goleiro, dois toques o faz, muitas

vezes, retornar.

[]: longe da bola, carrinho; perto dela, no

contato físico com o adversário, tranco legal

como ombro, usando a força.

O: carrinho.

Driblar:

Driblar, na planilha de habilidades dos

jogadores significa, na verdade, o jogador mudar

rápido de direção, e não se livrar de jogadores

e progredir com a bola. Para poder manter a

bola, é necessário que o jogador tenha várias

outras habilidades que, combinadas,

possibilitará a ele deixar os adversários

'comendo poeira'. Por exemplo, um jogador que

tenha bom controle de bola e pouco Body Balance

(o que o deixará mais leve), consegue manter a

bola em controle e fazer boas jogadas, mas

levará desvantagem no corpo-a-corpo, como é o

caso de Zidane, que dribla bem para caramba, mas

pouco consegue progredir com a bola no pé, oque

não acontece com Recoba e Rivaldo, por exemplo.

O interessante é utilizar as características dos

jogadores que você tem para confundir o

adversário, isso sim é drible. Pires se protege

bem dos adversários, além de ter cortes bem

rápidos, já Maradona tem um drible curtíssimo,

ótimo para os que têm muita habilidade com os

dedos.

Vão aqui alguns macetes para conseguir abrir

espaços nas defesas adversárias:

O + X: novidade, pois antes só era possível se

fazer o corte usando o [], e do campo do

adversário, lembram? Agora, pode ser feita de

seu campo de defesa também.

L1: esse botão, enquanto pressionado, aumenta o

domínio da bola. Isso quer dizer que dribles

podem ser feitos em pequenos espaços, mas

cuidado: a bola pode ser mais facilmente roubada

pelo adversário, já que seu jogador estará mais

lento. Se pressionado e mantido antes de receber

a bola, o domínio da bola será facilitado.

L1 + L1 + L1: as velhas pedaladas... essa todo

mundo sabe...Só que tem um plus: pra dar

pedaladas sem parar, aperte o R1 mais duas

vezes, depois continue no L1, e assim

sucessivamente, que o jogador irá fazer direto

esse movimento.

R1: adianta a bola, mais a saída (arrancada

inicial) é mais lenta. Se está recebendo a bola

por cima, aperte o botão um pouco antes e o seu

jogador dará uma bela levantada de bola...pra

que serve? Mais à frente farei um pequeno

comentário a respeito...

R2: adianta a bola do mesmo jeito, mas se deve

colocar para uma direção de 45º em relação a que

você estava ( se vai pra esquerda, R2 + diagonal

esquerda pra baixo ou pra cima). Preste atenção

que, dependendo do jogador o adiantamento terá

diferentes desenlaces: se você usa Pires, ele

adianta a bola com um corte muito mais rápido do

que a maioria dos jogadores, saindo com o

domínio da bola. Mas, se for com Babangida, meu

Deus, como ele é horrível, será um algo não

muito bom. Com Owen, ele adianta a bola, mas

fica ainda muito perto dela.

R2 + R2: esse botão apertado duas vezes faz com

que o jogador dê uma rápida pedalada, escondendo

a direção que você tomará em seguida, sendo

feita até a arrancada com o R1.

R1 e/ou R2: Aperte um desses dois botões, antes

de seu jogador tocar na bola, indicando uma das

direções possíveis ( se está a o seu jogador

virado para a parte debaixo da tela, você pode

ir pra baixo e suas diagonais). Dessa forma, se

você estiver usando um dos jogadores de

velocidade, deixará o marcador na saudade, com

um só toque na bola. É bom lembrar que o R1

mandará a bola pra mais longe, preste atenção no

espaço que você terá para fazer isso.

R1 + R2: usar esses comandos em conjunto podem

te possibilitar algumas fintas interessantes.

Todo mundo conhece a adiantada de bola correndo,

apertando para o lado duas vezes, não é verdade?

Mas olhe só essa: se vier correndo para a

esquerda, usando o R1, faço o seguinte: um pouco

antes de o jogador tocar na bola de novo, aperte

o R2, e direcional em um ângulo de 45º em

relação à direção pra onde você está correndo. O

seu jogador dará uma bela adiantada na bola,

deixará os adversários pra trás literalmente,

todavia sem se desviar. Nem precisa dizer que é

ótimo com os jogadores mais velozes do jogo, não

é?

Outra finta é a seguinte:a corrida intercalada

com uma pedalada rápida: correndo da mesma

maneira, aperte R2 duas vezes seguidas, um pouco

antes de seu jogador tocar na bola, pressionando

o direcional numa direção de 90º em relação a

que seu jogador corre: aí!!! Se for com Ronaldo,

ele dará a velha pedalada, em seguida colocará a

bola em uma direção bem rápida tirando, se bem

executado, a defesa toda de tempo.

Combinações de botões:

Existem combinações de botões no jogo que podem

confundir o adversário e produzir belas jogadas.

Umas que requerem treino para serem feitas,

outras que estão escondidas no jogo. Comecemos

pela finta com os dois pés, dificílima de fazer,

e difícil de utilizar também:

Corra com o seu jogador para a esquerda usando o

R2, antes de ele tocar na bola de novo, aperte,

ainda segurando o R2, para cima ou para baixo,

em seguida para a esquerda de novo. Ele tocará a

bola de um pé para o outro, podendo passar no

meio de dois adversários. Os jogadores que

melhor fazem essa jogada têm uma estrela no

atributo 'BF FAKE'.

Como já se notou o nosso jogador pode ter seis

velocidades conduzindo a bola: uma mais lenta no

L1, outra sem apertar botão nenhum, mais uma

intermediária usando R2, a do R1, a mais

conhecida, a que você usa adiantando a bola com

dois toques com o direcional na direção em que

ele está correndo, e a que combina o R1 e o R2.

Utilizá-las de forma mais inteligente pode

facilitar bastante o seu trabalho. Treinem

bastante elas, e verá resultados, principalmente

aqueles que gostam de jogadores de velocidade e

usam muito o contra-ataque.

O R2 para a maioria seria só na hora das

arrancadas e pequenas adiantadas... para a

maioria, mas para vocês, ele terá agora um uso a

mais: movimentar o jogador (???????)... para dar

dribles de corpo sem a bola, entre outras

coisas. Quando uma bola for cruzada, ou lançada,

ou até tocada, experimente usar o R2... você

verá que o jogador se movimentará, sem obedecer

à trajetória da bola. Dá pra fazer montes de

fintas nos adversários com essa manha.

Mais uma forma de utilizar o R1 é levantando a

bola , depois de ela estar no ar. Antes de seu

jogador tocá-la aperte o R1, ele a levantará...

belo... ,mas serve pra quê? A Konami colocou

isso aí só pra enfeite, foi? Claro que não!!!

Existem algumas possibilidades a serem feitas

como uso dessa técnica. Aqui vão elas: voleio,

com um chute forte; bicicleta, à lá Rivaldo -

coisa que nunca noticiei ou ouvi falarem - esse

movimento tem a aplicação tão difícil que poucas

pessoas o vi usando; banho, lançamentos e assim

por diante... faça-o usando o R2 para movimentar

o jogador e direcional, para indicar para onde

ele deverá matar a bola.

Outro lance interessante é o: drible da vaca

Com a bola sob seu domínio, pressione o L1,

caminhando na diagonal esquerda + cima, se o

jogador vem por baixo, solte o L1, apertando o

R2 e esquerda rapidamente, ele jogará a bola de

um lado e pegará do outro. Tá difícil? Coloca um

jogador que tenha uma arrancada boa e tenta de

novo...É uma coisa quase que casual, difícil de

fazer, mas que acontece algumas vezes quando

jogador de velocidade está vermelho.

Elástico...Lembram do Rivelino? Do Fenômeno

Ronaldo, ou até do Boban, na boa fase? Pois o

Final Evolution reservou um espaçozinho para

esse drible, mesmo que meio capenga o drible.

Não aperte o direcional, em seguida, coloque-o

para uma das diagonais esquerdas... deu pra

notar que ele adiantou um pouco a bola, não foi?

Faz assim: antes de o jogador tocar na bola de

novo, aperte o R2, o cara esticará a perna para

pegar a bola, como se fosse um elástico,

enganando o beque, que já ia pra o outro lado.

Mas não tente fazer isso sozinho, essa finta é

mais facilmente feita perto do adversário, como

se fosse uma forma de o seu jogador manter a

posse se bola... lembra bastante a aquela

esticada de perna que o jogador faz pra não

perder a bola pra outro que já está bem perto

dela.

Quem gosta muito de jogar pelos lados do campo,

usando o popular 4-3-3, já notou que existe uma

dificuldade na hora de cruzar pra o

centro-avante : ou a bola vai lá no segundo pau,

se apertar uma vez O, se apertado duas vezes à

meia altura... aí fica difícil... a solução para

fazer os lançamentos e cruzamentos para o meio

da área é bastante fácil: antes de apertar o O,

segure o L1, pronto a bola vai em direção á

marca do pênalti. Essa técnica de cruzamento

serve também quando apertado duas ou três vezes

a O, e de qualquer local do campo, até da

defesa. Outro meio de fazer esses cruzamentos é

apertando o R1, um pouco antes de o jogador

bater na bola... isso aumentará a velocidade do

cruzamento ou lançamento, mesmo que não se use o

L1.

Passar os dois pés por cima da bola

Essa é mole! É passar o dedo no analógico

direito fazendo um movimento de 360 graus. Isso

com o jogador correndo com a bola dominada.

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